Governo garante financiamento do PRR para Balcão Único do Prédio de Bragança
Executivo decide manutenção do financiamento do Balcão Único do Prédio (BUPi) de Bragança através de verbas do PRR, que assim se vai manter em funcionamento.
Depois de ter reivindicado junto do Governo a obtenção de financiamento para manter aberto o Balcão Único do Prédio (BUPi), a Câmara Municipal de Bragança conseguiu a garantia de verbas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Só que há um senão: terá de ser a autarquia a suportar as despesas enquanto o dinheiro não chega, acusou o autarca social-democrata Hernâni Dias, considerando ainda que a decisão governamental peca por ser “tardia”.
“O município de Bragança vem manifestar satisfação por ter sido atendida a sua reivindicação, no seguimento da decisão do Governo de manutenção do financiamento do BUPI, através de verbas do PRR, pese embora a decisão seja tardia e a solução não se apresente como a mais adequada, já que obrigará a autarquia a suportar o pagamento das verbas necessárias para funcionamento do projeto, até serem concluídas as candidaturas para este novo financiamento, cujas datas de abertura ainda são desconhecidas”, alerta o edil Hernâni Dias.
A 9 de junho deste ano, a Câmara de Bragança anunciou que iria encerrar o BUPi, a 1 de julho, por falta de financiamento do Governo e que já funciona nesta cidade transmontana desde janeiro de 2022. “Considerando que o registo de informação cadastral é uma competência adstrita ao Governo Central e não havendo garantia de financiamento do projeto por parte do Governo, através do PRR ou de qualquer outro programa, o município de Bragança vê-se obrigado a encerrar o BUPi”, explicou na ocasião o autarca social-democrata.
Agora, a autarquia bragantina vem comunicar que o Governo já deu uma resposta ao problema depois de várias “diligências e várias insistências realizadas pelo município para que fosse encontrada uma solução de manutenção do funcionamento deste importante serviço para a população”.
A câmara remeteu, inclusivamente, uma missiva aos Ministérios do Ambiente e da Justiça, que tutelam a Unidade de Missão responsável pela coordenação dos BUPI’s, lamentando profundamente a inoperância do Governo, perante a referida situação.
“O município de Bragança, através da CIM-TTM [Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes], tinha solicitado a prorrogação de prazo da candidatura, que não foi aceite”, explica Hernâni Dias. Mais, prosseguiu o autarca, “a câmara remeteu, inclusivamente, uma missiva aos Ministérios do Ambiente e da Justiça, que tutelam a Unidade de Missão responsável pela coordenação dos BUPI’s, lamentando profundamente a inoperância do Governo, perante a referida situação”.
Na altura, a autarquia manifestou-se disponível para manter aberto o balcão e, inclusive, de continuar a assumir a componente financeira dos 15% da despesa, que tem tido até então. Agora, o edil já tem o compromisso do Governo de que o espaço tem financiamento assegurado para funcionar. Só não sabe quando.
O BUPi do município de Bragança já georreferenciou mais de 43 mil matrizes rústicas, tendo alcançado recentemente o primeiro prémio na categoria produtividade, com mais matrizes georreferenciadas no ano de 2022 num universo de 153 municípios aderentes ao projeto.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Governo garante financiamento do PRR para Balcão Único do Prédio de Bragança
{{ noCommentsLabel }}