Estão contratualizadas 50 agendas do PRR. Falta a Galp, REN e Bondalti

Estão contratualizadas 50 Agendas Mobilizadoras do PRR, que representam um investimento total de 7,7 mil milhões de euros e têm incentivo total aprovado de 2,7 mil milhões.

estão contratualizadas 50 Agendas Mobilizadoras do Plano de Recuperação e Resiliência, que representam um investimento total de 7,7 mil milhões de euros e contam com um incentivo total aprovado de 2,7 mil milhões. Agora já só falta concluir as negociações com a Galp, a REN e a Bondalti para ficarem concluídas as 53 agendas aprovadas para obter financiamento da bazuca.

Na cerimónia de assinatura dos termos de aceitação das agendas Aliança para a Transição Energética EFACEC Energia – Máquinas e Equipamentos Elétricos; A-Mover – Continental Advanced Antenna; Circular TechBee2solutions; Drivolution – Volkswagen Autoeuropa; H2DRIVEN Green Agenda – EFACEC Engenharia e Sistemas e Tec4Green – Ascenza Agro, em Ílhavo, o ministro da Economia sublinhou que o país só vai “resolver os problemas” se tiver “capacidade de criar riqueza e distribuí-la de forma coesa e equitativa”. “E a riqueza só se cria com empresas e com consórcios com o sistema científico e tecnológico capaz de criar conhecimento”, acrescentou.

Estas agendas já receberam 384 milhões de euros em adiantamentos: as 23 agendas mobilizadoras receberam 239 milhões de euros e as 13 agendas verdes outros 145 milhões de euros a estes projetos.

As agendas mobilizadoras ou agendas verdes para a Inovação Empresarial pretendem “consolidar e expandir sinergias entre o tecido empresarial e o sistema científico e tecnológico em Portugal, contribuindo para o incremento da competitividade e resiliência da economia portuguesa, com base em I&D, na inovação e na diversificação e especialização da estrutura produtiva”, explica o comunicado, enviado pelo Ministério da Economia, após a realização do evento, que contou ainda com a apresentação dos desenvolvimentos e evolução das Agendas do Espaço New Space Portugal e AI Fights Space Debris.

No total, o PRR pretende apoiar 53 agendas mobilizadoras que envolvem um investimento total de 7,8 mil milhões de euros, com incentivo público estimado na ordem dos 2,8 mil milhões. Nestes projetos estão envolvidas 1.247 entidades, sendo que 941 são empresas, das quais e 60% são PME, e 119 são entidades do sistema de investigação e inovação.

Num balanço do Ministério estão ainda envolvidas 87 associações empresariais e gestoras de clusters; 41 entidades da Administração Pública (CIM, municípios, institutos, Direções-Gerais, Forças Armadas, empresas públicas, Centros de Turismo Regionais, centros hospitalares, escolas profissionais) e 88 outros parceiros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Estão contratualizadas 50 agendas do PRR. Falta a Galp, REN e Bondalti

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião