Ideias +M

Passeios gratuitos de trishaw desafiam a solidão em Lisboa

Rafael Ascensão,

Os passeios têm como principais destinatários idosos e pessoas com mobilidade reduzida. As bicicletas adaptadas são conduzidos por voluntários.

Pedalar Sem Idade” é o nome do projeto que se uniu ao Atrium Saldanha de forma a proporcionar passeios gratuitos de trishaw (bicicletas adaptadas) pelas ruas da capital. O projeto arranca na segunda-feira, dia 17 de julho, e o objetivo passa por combater a solidão e o isolamento.

Com partida do Atrium Saldanha, os passeios dispõem de várias rotas possíveis, que podem ser escolhidas previamente pelos passageiros. Os percursos podem variar por locais como a Avenida da Liberdade, as Avenidas Novas, o Bairro de Alvalade ou Cascais ou pelos jardins de Lisboa, como o Campo Grande, o Jardim do Príncipe Real ou o Jardim das Amoreiras.

Em aproximadamente uma hora, a rota passa sempre por vários pontos de referência da cidade, fazendo com que a experiência se torne ainda mais especial”, refere-se em nota de imprensa. Os veículos são conduzidos por voluntários.

Os passeios, que têm como principais destinatários idosos e pessoas com mobilidade reduzida, decorrem seis vezes por mês, entre as 9h00 e as 12h00 e as 14h00 e as 18h00.

As inscrições já estão disponíveis, devendo as mesmas ser feitas aqui. Podem ser encontradas mais informações sobre este iniciativa no seu site oficial.

A iniciativa inspirou-se no movimento nórdico ‘Cycling Without Age’ e conta com o apoio da Fundação Ageas. O investimento por parte da Ageas irá permitir que o projeto chegue a mais de 10 cidades nos próximos dois anos, aumentando o número de beneficiários e alcançando, mais rapidamente, a sustentabilidade financeira.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.