Meta inicia bloqueio de notícias no Canadá
As pessoas no Canadá vão assim deixar de conseguir ver ou partilhar notícias no Facebook ou Instagram. A medida entrou em vigor na terça-feira e vai ser aplicada progressivamente ao longo da semana.
O aviso tornou-se realidade: a Meta começou oficialmente, esta terça-feira, a bloquear notícias nas suas plataformas (Facebook e Instagram) no Canadá. A medida surge como resposta à lei Online News Act, que pretende “obrigar” as plataformas tecnológicas – como a Meta ou a Google – a repartir receitas com os meios de comunicação canadianos pelos seus conteúdos.
Neste sentido, os utilizadores canadianos das plataformas da Meta vão deixar de conseguir ver e clicar em links de artigos de notícias colocados no Facebook e Instagram, incluindo conteúdos audiovisuais publicados pelos meios de comunicação.
A alteração teve início esta terça-feira e vai ser colocada em prática progressivamente ao longo das próximas semanas, revelou Andy Stone, diretor de comunicação da Meta.
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No caso dos meios de comunicação internacionais, a Meta refere que estes vão poder continuar a publicar conteúdos noticiosos nas redes sociais, mas que não serão visíveis pelas pessoas no Canadá.
Depois de a Meta já ter avisado que, caso a legislação fosse aprovada, iria bloquear as notícias nas suas plataformas no Canadá, o governo canadiano anunciou no início de julho que ia suspender todo a sua publicidade no Facebook e Instagram, numa decisão que colocou em causa um investimento publicitário anual de 7,5 milhões de dólares (cerca de 6,9 milhões de euros).
O projeto de lei Online News Act, aprovado em junho, visa estabelecer regras de forma a fazer com que as plataformas tecnológicas – como a Meta ou a Google – negoceiem acordos comerciais e repartam dividendos com os media canadianos pelos seus conteúdos.
De acordo com o projeto de lei, a Google e a Meta arrecadam atualmente 80% de toda a receita de publicidade digital no Canadá. Desde 2008, fecharam mais de 450 meios de comunicação nos Canadá, 64 dos quais nos últimos dois anos, segundo a Reuters.
Na Austrália também já aconteceu uma situação similar, com a aprovação da The News Media Bargaining Code, por parte do governo australiano, lei desenhada para que as grandes plataformas tecnológicas presentes no país fossem obrigadas a pagar aos meios de comunicação locais pelos seus conteúdos. Esta ação levou a que a Meta banisse por completo das suas plataformas os meios de comunicação australianos, de forma a não ter de pagar pelos conteúdos. O boicote durou uma semana.
A Meta forçou assim uma renegociação dos termos da lei. Mais tarde, já com as negociações fechadas, o governo australiano considerou a lei um sucesso, apontando os cerca de 30 acordos comercias estabelecidos entre a Google e a Meta e os media australianos. Hoje são distribuídos anualmente cerca de 200 milhões de dólares (perto de 125 milhões de euros) pelos meios de comunicação locais.
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