Negócios +M

Ao contrário da Europa, mercado português não cresceu nos Prime Days da Amazon

Rafael Ascensão,

Os aspiradores, frigoríficos e máquinas de lavar a roupa foram os produtos cuja faturação mais cresceu durante a semana dos Prime Days em 2023 em Portugal.

O mercado português não cresceu com os Prime Days, que decorreram nos dias 11 e 12 de julho este ano, em sentido contrário ao dos restantes mercados europeus, onde se registou um aumento “significativo”. As conclusões são de um estudo da Gfk que analisou os principais indicadores daquele que é o maior evento da Amazon em 2023 em seis países europeus (Alemanha, Espanha, França, Itália, Portugal e Reino Unido).

Embora o mercado português não tenha registado crescimento, contabilizou um total de 28,1 milhões de euros em bens tecnológicos de consumo – o valor mais alto de sempre -, um aumento de 1% face a 2022 e de 16% comparando com 2021.

Este aumento “pode ser justificado pela tendência de crescimento verificada nas unidades de bens tecnológicos de consumo, que alcançou o valor de 103 mil unidades vendidas”, refere a GFK Portugal, em comunicado, onde se adianta que os aspiradores, frigoríficos e máquinas de lavar a roupa foram os produtos cuja faturação mais cresceu durante a semana dos Prime Days em 2023 em Portugal.

A nível europeu, o mercado dos bens tecnológicos de consumo alcançou os 2.205 milhões de euros, num aumento de 5% face ao ano passado e de 54% relativamente a 2019. No entanto, em termos de unidades vendidas, registou-se uma diminuição de 0,6% em relação a 2022.

“O estudo permitiu ainda concluir que todos os países analisados registam um forte crescimento das receitas na semana dos Prime Days, em comparação com uma semana normal. Os Prime Days de 2023 ficam assim marcados por descontos superiores aos praticados no ano passado, e com as marcas premium a apresentaram um forte crescimento nas vendas durante estes dias de promoção em todos os setores”, observa ainda a Gfk Portugal em nota de imprensa.

O evento anual de vendas da Amazon, dirigido para membros Prime, é um dos maiores momentos de compras do ano, onde os consumidores tem acesso a ofertas exclusivas. A subscrição do Amazon Prime, um programa de compras e entretenimento, está disponível em Portugal por 49,90 euros por ano ou 4,99 euros por mês.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.