67% dos portugueses já compraram artigos reutilizados e 65% já venderam
Os consumidores continuam a ser atraídos principalmente pelos preços mais acessíveis, mas mostram-se também preocupados com a sustentabilidade.
67% dos portugueses já compraram e 65% já venderam artigos reutilizados. A maioria realiza as compras através de plataformas online e as categorias mais procuradas são tecnologia, livros e vestuário. As conclusões são de um estudo da Gfk, a pedido da Wallapop, que realizou 600 entrevistas em Portugal.
Segundo os dados obtidos, dos 67% inquiridos que já compraram um artigo reutilizado, 80% fizeram-no no decorrer do último ano, na sua maioria através de plataformas online, as quais se destacam “pela facilidade no envio dos artigos, uma vez que quando os vendedores chegam a um acordo com um comprador, podem organizar o envio por correio”, refere-se em nota de imprensa.
O principal motivo de atração dos consumidores pelas plataformas de artigos reutilizados continua a ser os preços mais acessíveis, mas 65% dos inquiridos dizem “sentir-se melhor” ao realizar este tipo de compras por ser uma ação mais sustentável. A quase totalidade, 97%, refere ainda que compraria produtos mais sustentáveis se os preços fossem mais baixos.
“A utilização de uma plataforma como a Wallapop permite capacitar os compradores e os vendedores portugueses a participar numa forma de consumo mais sustentável. Quando um utilizador faz algo tão simples como vender um artigo que já não utiliza, para que um comprador o possa comprar com qualidade e a um preço mais acessível, está a ajudar a tornar o planeta um pouco mais sustentável ao consumir de forma mais responsável“, afirma Sara Van-Deste, head of special projects na Wallapop, citada em comunicado.
Van-Deste acrescenta que quando se fala em categorias como a tecnologia, os livros e o vestuário, “estas ações tornam-se ainda mais relevantes porque falamos na sua maioria de produtos que são rapidamente descartados pelos utilizados por uma questão de atualização, mas que se encontram em perfeitas condições para serem comprados por outra pessoa“.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.