ERC “já recebeu” uma participação sobre notícias falsas difundidas por Ventura
Depois da Renascença, também o Público já havia denunciado e repudiado a utilização do seu grafismo por parte de André Ventura e do partido Chega para a partilha de notícias falsas e/ou inexistentes.
A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) “já recebeu uma participação” sobre as notícias falsas de que a Renascença e o Público foram alvo por parte de André Ventura, disse esta segunda-feira à Lusa fonte oficial.
Atualmente, “encontra-se em apreciação pelos serviços da entidade que conduzirão as diligências/averiguações tidas por convenientes“, adiantou a mesma fonte, referindo que “quando houver uma decisão a respeito desta matéria, a ERC procederá como habitualmente à sua divulgação pública no seu sítio eletrónico”.
Em 16 de agosto, quando questionada pela Lusa sobre o mesmo tema, a ERC tinha adiantado que até àquele momento não tinha recebido qualquer participação.
Depois da Renascença já o ter feito, também o jornal Público já havia denunciado e repudiado a alegada utilização do seu grafismo por parte de André Ventura e do partido Chega para a partilha de notícias falsas e/ou inexistentes.
Ao +M, fonte oficial do partido disse que “o Chega não usa a marca nem a propriedade intelectual de nenhum órgão de comunicação social, era o que faltava que o Folha Nacional [site de informação oficial do partido] não pudesse ter vários modelos de imagem e divulgação“.
“Obviamente que quando circulam em grupos e no espaço público digital informações que não são verdadeiras, o Chega tem os seus próprios mecanismos de fiscalização e análise, não a dos editores de jornais”, disse a mesma fonte, quando questionada se o Chega se encontra a desenvolver alguma investigação quanto ao assunto e se pretende tomar medidas para que estes casos não se repitam.
Em causa está a partilha de notícias difundidas por André Ventura na rede social X (ex-Twitter), as quais, apesar das denúncias feitas pelos meios de comunicação visados, não foram retiradas do seu perfil na rede social.
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