Retalhistas apostam em comunicação 360º para o regresso às aulas
Entre os tradicionais folhetos e spots até ao recurso a influencers e lançamento de passatempos, os retalhistas estão a apostar em campanhas multimeios para comunicar esta fase de vendas.
O final de agosto e a chegada de setembro é sinónimo de regresso às aulas para os mais novos e de regresso às lojas para a compra dos materiais escolares para os mais velhos. O +M falou com os principais retalhistas para perceber como é que as cadeias se prepararam para promover esta fase de vendas, que é tradicionalmente uma das principais alturas de comunicação para a distribuição.
O Lidl afirma desde logo que apostou numa comunicação a 360º, entre folheto, website, app Lidl Plus, redes sociais (Facebook e Instagram) ou spots de televisão.
“Procuramos igualmente ser diferenciadores”, refere o departamento de comunicação corporativa do Lidl, pelo que a marca lançou o passatempo “Prova do Lidl”, a decorrer em exclusivo nas suas páginas de Facebook e Instagram. Para participarem no passatempo, que decorreu entre o dia 28 de agosto e o dia 4 de setembro, os interessados tiveram de colocar à prova o seu conhecimento sobre o Lidl Portugal.
Aos premiados, o Lidl vai atribuir um kit de regresso às aulas com oferta de produtos, e um cupão a ser usado na app Lidl Plus no valor de 20 euros para compras em qualquer loja da insígnia.
Segundo a marca, “teremos vários influenciadores a desenvolver conteúdos digitais relacionadas com o regresso às aulas, tais como produção de ideias de como utilizar os materiais de desenho disponíveis nas nossas lojas, a preparação de marmitas para o regresso às aulas ou dar a conhecer dicas de organização com os materiais disponíveis das nossas lojas”, diz o departamento de comunicação corporativa do Lidl.
O Lidl considera também que, na época de regresso às aulas, ainda é possível continuar a surpreender o consumidor, seja através de promoções e novos produtos – como uma mini-impressora de bolso, mochilas divertidas ou um conjunto de material escolar Harry Potter – ou de ações digitais que “surgem não só com
o intuito de dar a conhecer a nossa oferta, mas também de forma a surpreender os nossos clientes com conteúdos relevantes para o regresso às aulas, ao mesmo tempo que envolvemos os nossos fãs nesta temática”.
“Tudo para o Regresso às Aulas aos preços mais baixos” é o mote da nova campanha de regresso às aulas do Continente. A Feira Regresso às Aulas, “com muitas novidades e descontos diretos até 50%”, decorre até 18 de setembro em todas as lojas e no Continente Online, tendo sido reforçada a oferta da marca própria Note!, a qual “investe na qualidade dos seus produtos”, como trolleys escolares com base reforçada, ou outros materiais escolares como cadernos, materiais de escrita e marcadores, estojos de silicone e glitter ou agendas escolares.
Esta feira temática do Continente conta com uma campanha de comunicação multimeios associada, com anúncios em televisão, digital, exterior, rádio, imprensa, loja e folhetos promocionais. A criatividade ficou a cargo da Fuel enquanto o planeamento de meios foi desenvolvido pela Arena.
“Tal como noutras campanhas, ao longo desta ação de regresso às aulas, há várias dinâmicas promocionais e publicitárias para ir ao encontro das necessidades e procura dos clientes“, refere fonte oficial do Continente, acrescentando que “no âmbito do reforço da missão escolar”, é também possível encomendar os manuais escolares para o próximo ano letivo, com entregas gratuitas.
O Continente Online é também um ponto autorizado para troca dos vouchers MEGA (Manuais Escolares Gratuitos), sendo que o pagamento dos manuais escolares poderá ser feito com estes vales emitidos pelo Ministério da Educação, refere a cadeia de retalho.
Até ao dia 30 de setembro, numa parceria com a marca Oxford, todas as lojas Continente do país estão também a aceitar cadernos e papel usados de qualquer marca que os clientes queiram entregar, de forma a garantir a sua reciclagem. Neste sentido, por cada tonelada de papel recolhida, a marca irá plantar 20 árvores na Floresta Sonae – uma área com 1.100 hectares em Mangualde, “plantada de acordo com critérios de diversidade e anti-incêndio, com o objetivo de compensar as emissões do grupo”.
Referindo que “quer continuar a ser o parceiro de confiança dos pais, crianças e jovens num dos momentos de compras mais importantes do ano”, o Continente adianta que a marca exclusiva Note!, que já representa mais de 40% das vendas, “tem vindo a ganhar, ano após ano, maior relevância na campanha, resultado da melhoria do design e qualidade dos produtos, com a garantia dos melhores preços”.
Já na sua estratégia de comunicação, o Intermarché opta por encarar esta fase como uma época festiva, com a “Festa do Regresso às Aulas”. A campanha multimeios será difundida em televisão, rádio, digital (website, newsletter, loja online) e redes sociais (Instagram, YouTube e Facebook), “onde o recurso a um influencer de grande afinidade com o target assumirá relevância na comunicação“, refere fonte oficial.
A insígnia considera também que “é sempre possível surpreender” os clientes, como por exemplo através dos “novos artigos da nossa marca Porsi”, sendo que, além disso, o Intermarché aposta também “nas marcas que as crianças e os jovens mais procuram”, exemplificando com a Converse, Vans ou Eastpak.
“A nossa expectativa, e apesar do contexto económico é de crescer dois dígitos em comparação com a campanha regresso às aulas de 2022, dada a proposta competitiva que iremos apresentar“, adianta ainda a marca ao +M.
Por parte do Aldi, as respostas foram avançadas por Ricardo Santos, managing director marketing & communication, que começa por referir ao +M que, “como já é habitual” nas campanhas de regresso às aulas, a marca vai apostar numa divulgação 360º, com presença nos canais online e offline.
“Contudo, ambicionamos acrescentar valor a este momento do ano e ir além dos materiais escolares que temos disponíveis nas nossas lojas. Assim, e uma vez que esta é uma altura de regresso à rotina e da criação de novos hábitos em família, queremos também promover a literacia alimentar e partilhar soluções práticas e saudáveis para ajudar os pais nas refeições dos seus filhos”, diz Ricardo Santos.
“Neste sentido, o nosso regresso às aulas será também marcado por conteúdos digitais, que promovem lancheiras práticas e saudáveis para os mais pequenos, pensadas e preparadas em conjunto com a nutricionista Mafalda Rodrigues de Almeida”, acrescenta o responsável pelo marketing.
A par disso, e no âmbito do projeto Heróis da Fruta, ao qual o Aldi se associou em 2018 como patrocinador principal, o Aldi vai comercializar vários produtos Heróis da Fruta sob marca própria – mini-águas, mini-peras e mini-maçãs – sendo que parte dos lucros destas vendas reverte para o projeto.
“Apesar de esta ser uma dinâmica anual, os clientes continuam a ter necessidades específicas durante esta época. Como tal, e enquanto marca que quer estar sempre ao lado das famílias portuguesas, não poderíamos deixar de ter uma oferta dedicada ao tema“, refere Ricardo Santos, adiantando que o Aldi vai disponibilizar um diversificado sortido de material escolar, composto por artigos como mochilas, cadernos escolares, artigos de papelaria e outros.
Este sortido, “focado naquelas que são as maiores necessidades desta época”, conta com saldos (até 40%) nos artigos, “como forma de facilitar a compra das famílias, nesta que é habitualmente uma altura de maiores gastos, agravados também pela conjuntura atual”, diz Ricardo Santos ao +M.
“Além disto, e pelo quarto ano consecutivo, associámo-nos também ao projeto ambiental Ecoética da Fundação AMI, para que todos os pais e encarregados de educação possam adquirir os materiais necessários e, simultaneamente, apoiar uma causa que nos impacta a todos: a reflorestação de Portugal. Assim, na compra dos artigos escolares certificados FSC selecionados, uma parte do valor reverte para ajudar a plantar novas árvores nas nossas florestas”, acrescenta.
Quanto a expectativas, Ricardo Santos diz que a marca espera que esta seja uma fase de vendas “positiva”, uma vez que “as famílias têm cada vez mais necessidade de encontrar produtos de qualidade a baixos preços, não sendo o material escolar exceção. Tendo em conta os produtos que teremos à venda nesta altura do ano, alinhados com estas mesmas necessidades, acreditamos que a nossa oferta pode acrescentar muito valor“.
O Pingo Doce referiu que a campanha de regresso às aulas do Pingo Doce começou a 8 de agosto e decorre até 25 de setembro, contando com comunicação em loja e em folheto físico e digital. “Os clientes que visitam as lojas Pingo Doce podem encontrar um sortido de material escolar variado a preços competitivos, no qual se incluem as novidades que marcam esta altura do ano, nomeadamente nas gamas de mochilas e de material de escrita, por exemplo”, refere a marca.
O Pingo Doce juntou-se também à Staples pelo quarto ano consecutivo lançando uma campanha promocional “que vai ajudar os portugueses a poupar muito neste regresso às aulas”, pelo que quem fizesse uma compra igual ou superior a cem euros entre os dias 31 de agosto e 3 de setembro, recebia um vale de 25 euros para usar na Staples (entre os dias 13 e 28 de setembro) e outro de igual valor para usar no Pingo Doce (de 4 a 7 de setembro).
A campanha contou com a criatividade da agência BBDO e marca presença em diversos meios, como televisão, rádio, loja, digital e APP O Meu Pingo Doce.
“Mais uma vez unimo-nos à Staples para oferecermos aos nossos clientes grandes oportunidades de poupança, que são especialmente relevantes neste momento do ano de regresso às aulas e ao trabalho, e que tem um grande impacto no orçamento familiar”, diz Maria João Coelho, diretora de marketing do Pingo Doce, citada em comunicado, sublinhando que a ação “representa um total de 50 euros de poupança”.
Já Sandra Loureiro, diretora de marketing da Staples, também citada em comunicado, diz que esta parceria “representa para a Staples a conjugação perfeita de duas marcas a operar em setores diferentes, mas muito complementares nesta altura de Regresso às Aulas”, naquela que é uma “campanha muito aguardada pelo consumidor e bastante importante à luz do enquadramento económico que estamos a atravessar.”
A FNAC também apostou numa campanha multimeios de regresso às aulas que “promove a partilha e a confiança”. Tendo “abre a janela à partilha e regressa às aulas com um pack de confiança” como mensagem, a campanha conta com o conceito criativo da Judas e com a produção da Krypton.
“Com a conjuntura atual, a crise e os rendimentos mais apertados das famílias portuguesas, o regresso às aulas avizinha-se mais complicado, especialmente, para aqueles que tem mais do que um filho. Esta situação poderá levar muitas famílias a tomarem a difícil decisão de deixar um dos filhos sem material escolar novo, nomeadamente os mais novos”, diz citado em comunicado Pedro Lima, diretor criativo da Judas, explicando que o conceito da campanha partiu da conjuntura atual que assola várias famílias portuguesas.
Já Inês Condeço, diretora de marketing e comunicação da FNAC, destaca que a campanha “representa um dos momentos mais importantes da vida dos pais e filhos, potencialmente stressante e desafiante, mas que será sempre o primeiro dia do resto das suas vidas”.
“O propósito da campanha é cultivar valores como a partilha, a compreensão e a compaixão, que muitas vezes pode passar por não ter tudo, mas ter o mais importante”, acrescenta.
A campanha multimeios marca presença em televisão, digital, rádio e outdoors. A campanha promocional decorre até 27 de setembro em todas as lojas FNAC e online, estando disponíveis 14 packs, que começam nos 399 euros, sendo que o desconto nestes packs pode ir até aos 50%.
“Além da informática, a campanha aposta em outras áreas como os livros escolares e os manuais de apoio, bem como toda a área de papelaria com uma oferta única de mochilas e material escolar”, refere a marca.
Por seu lado, a Worten destaca a importância do regresso às aulas referindo que é o momento mais importante “logo a seguir a Natal e à Black Friday”, tendo em conta que “é um momento de consumo muito relevante no nosso plano promocional em categorias que têm muito peso para nós”, refere fonte oficial da marca.
“Este ano, voltámos a lançar a nossa campanha anual de regresso às aulas, com uma comunicação que pretende reforçar que a Worten tem tudo, mesmo tudo, para voltar à escola o mais preparado possível“, diz a mesma fonte, adiantando que a oferta vai desde portáteis a mochilas, a manuais escolares a secretárias ou cadeiras, além dos serviços de reparações e seguros.
“Por isso, a nossa expectativa é que esta comunicação mostre isso mesmo”, aponta a Worten. A campanha marca presença em televisão até 14 de setembro, com um anúncio protagonizado por Ricardo Araújo Pereira, estando também presente em rádio, digital, folheto, loja, app e em worten.pt. A criatividade é da agência Fuel.
A campanha vai também estar presente nas redes sociais, através de uma ação com a curadoria de Inês
Teixeira. No Instagram, a influenciadora e estudante vai fazer três conteúdos para o feed da marca, em modo colaborativo, sobre a forma como organiza o seu espaço de estudo em casa, como é que a tecnologia a ajuda a estudar, e ainda um ‘Get Ready With Me’ onde vai mostrar como se prepara para uma tarde de estudo, partilhando as suas dicas e rotinas para ajudar a tornar o regresso às aulas mais fácil.
“A escolha da Inês prende-se com o facto de ela estar realmente a viver este momento de voltar à faculdade e partilhar de forma real como se prepara para isso. Para mostrar que a Worten tem tudo e mais não sei o quê para esta altura do ano, queríamos um perfil jovem que possa contar esta história de forma real e relacionável“, justifica a empresa.
“Numa altura tipicamente saturada em termos de comunicação, o que surpreende os consumidores e marca realmente a diferença é a conveniência de terem tudo o que precisam para o regresso às aulas num mesmo sítio, e aos melhores preços“, diz ainda a Worten, acrescentando que com a campanha, quer passar a “perceção de que somos uma one-stop shop para tudo a que ao regresso às aulas diz respeito, mostrando que não é necessário ir a vários sítios diferentes para comprar tudo aquilo de que precisamos”.
A Auchan não respondeu às questões do +M e o Mercadona disse que o seu tipo de negócio não se enquadrava nesta temática.
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