Ideias +M

Entretenimento é a proposta de valor comunicada pela Solverde.pt na nova época

Rafael Ascensão,

A marca de casino e apostas desportivas está a reforçar a aposta na comunicação. Em entrevista ao +M, Telma Marques, head of marketing da Solverde.pt, explica a estratégia.

O entretenimento é a proposta de valor que a Solverde.pt quer comunicar ao público, sendo que a responsabilidade da comunicação passa também por demonstrar que as apostas são sobretudo uma forma de entretenimento, defende Telma Marques, head of marketing da Solverde.pt, em entrevista ao +M. A marca de casino e apostas desportivas encontra-se numa fase de reforço da comunicação.

“As pessoas que jogam, jogam pelo entretenimento e não porque acham que é uma forma de obter rendimentos, porque não é. É uma forma de entretenimento como qualquer outra e, portanto, é nesse sentido que devem jogar”, afirmou Telma Marques.

“Passar a ideia que se deve sempre recorrer a sites de jogo online que sejam licenciados e regulados e, depois, mostrar que as apostas desportivas são entretenimento” são as duas ideias que a marca pretende transmitir.

De facto, o entretenimento é ele próprio “a proposta de valor” a comunicar, tendo em conta que “neste setor, a perceção que as pessoas têm é que os produtos são muito similares. Mas, na verdade, há aqui algumas estratégias que a comunicação pode adotar que ajudam à diferenciação. Temos que ter criatividade, por um lado, e por outro chegar às pessoas de uma forma à qual estejam recetivas”, diz a responsável.

Telma Marques, head of marketing da Solverde.pt

“Podemos estar na frente da camisola e em lonas na bancada, mas se calhar onde chamámos mais à atenção foi, por exemplo, na época passada quando colocámos uma bancada no relvado no Rio Ave contra o Benfica e em que convidámos 15 pessoas para ver o jogo diretamente do relvado. Às vezes, com a ideia certa, conseguimos chegar à atenção e há espaço para crescer e inovar”, acrescentou.

Mesmo no caso em que se tenham as melhores odds do mercado [quotas definidas em cada jogo que representam as probabilidades em campo], “se eu disser isso aos clientes, essa diferenciação não vai passar”, referiu a responsável, acrescentando que tal acontece, sim, caso essa mensagem seja transmitida em “complementaridade” com a estratégia de entretenimento que a Solverde.pt está a tentar adotar neste início da época.

Para isso apostou numa campanha que contou com a criatividade d’O Escritório e com a produção da Blanche Filmes, e que teve Cândido Costa como protagonista. A marca de casino e apostas desportivas já queria trabalhar com o Cândido Costa “há muito tempo” e “esta oportunidade com uma campanha que era de facto a cara dele foi a forma certa”, revelou Teresa Marques ao +M.

A campanha, onde o apresentador e ex-futebolista foi literalmente transformado num “dedo que adivinha”, foi “uma das grandes jogadas nesta nova época“, prossegue. Esta campanha surgiu no seguimento da campanha “Apostasses”, que valeu a nomeação da Solverde.pt para os EGR Marketing and Innovation Awards.

A aposta em Cândido Costa surgiu por este representar uma pessoa “bastante próxima”, que “é a identidade de marca que temos”, porque é “uma personalidade do futebol que toda a gente gosta” e também porque “está acima de um clube em particular”, referiu a head of marketing da Solverde.pt, explicando que regra geral a aposta é escolher embaixadores do Porto, Benfica e Sporting.

“Isso na verdade não é representar todos os clubes, é representar três clubes – que têm uma massa associativa imensa – mas nós queremos representar todos os clubes. O Cândido Costa é mais do que um representante de um clube, é um representante do futebol, do desporto, dos adeptos, e portanto encaixava perfeitamente nesta mensagem que queríamos passar”, afirma.

Foi também dentro desta ótica que a Solverde.pt lançou recentemente o podcast sobre futebol “Jogo pelo Jogo”, que combina a análise do comentador Tomás da Cunha às intervenções dos humoristas Tiago Almeida e Vasco Elvas para debater os principais acontecimentos de cada jornada futebolística. Neste podcast, não é usado o formato tradicional de haver um adepto de cada equipa, representando-se antes os adeptos de deporto de uma forma geral.

Outra das apostas da Solverde.pt passa pelo patrocínio a um total de dez equipas de futebol esta época. Com estes patrocínios pretende-se “aproximação ao público“, tendo em conta que “o público português é um público que gosta de jogar e apoiar o desporto e isto está muito relacionado com o nosso negócio”, continua Telma Marques.

“E depois tentámos desenhar aqui uma estratégia que nos permita patrocinar clubes onde de facto podemos fazer a diferença, onde vamos a várias zonas do país, e fazer a diferença não só como um patrocínio normal, que está na camisola”, mas também através de diferentes ações que “toquem nos adeptos e transmitam essa proximidade que queremos para a marca“, explicou a head of marketing, sem quantificar o montante investido em comunicação.

A marca de apostas desportivas é também a principal patrocinadora da equipa de futebol feminino Valadares Gaia FC, sendo a primeira vez que uma casa de apostas em Portugal patrocina uma equipa de futebol feminino.

No âmbito do patrocínio a equipas de futebol, e questionada quanto ao anúncio de que os clubes da Liga inglesa de futebol vão retirar da parte da frente das suas camisolas de jogo a publicidade a casas de apostas a partir de 2026 – em Portugal, recorde-se, a Betclic dá o nome à liga principal de futebol – Telma Marques diz esperar que tal não aconteça em Portugal, até porque estes patrocínios são “uma estrutura de apoio ao futebol”.

“Obviamente que há várias formas de apoiar, trabalhar e comunicar, portanto temos de lidar com as coisas à medida que aconteçam, se chegarem a acontecer. Acho que num âmbito de uma comunicação saudável, não há necessidade de haver esse tipo de limitações“, afirmou ao +M.

De modo a reforçar a sua aposta no desporto feminino, a Solverde.pt é também este ano o patrocinador principal da Liga de Voleibol feminino, pelo que a primeira Divisão de Seniores Femininos de Voleibol chama-se agora “Liga Solverde.pt Voleibol”. O acordo de patrocínio é válido por duas temporadas.

No seguimento deste apoio, a Solverde.pt passou também a ter disponíveis, pela primeira vez, as apostas da Liga de Voleibol Feminino.

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