Comunicação

Cunha Vaz & Associados vendida ao grupo Havas

Carla Borges Ferreira,

A empresa será integrada na H/Advisors e passará a chamar-se H/Advisors CV&A. De fora do negócio fica a operação em África.

A Cunha Vaz & Associados, consultora de comunicação e relações públicas fundada por António Cunha Vaz há 20 anos, foi comprada pela multinacional Havas. A empresa será integrada na H/Advisors, a rede global de aconselhamento estratégico da Havas, e passará a chamar-se H/Advisors CV&A.

A equipa de liderança da CV&A mantém-se na nova estrutura. De fora fica a operação da consultora em África. As duas geografias foram separadas em agosto, através de um processo de cisão, no qual foi criada a CV&A Europe. É esta sociedade, com cerca de 27/28 colaboradores, que passa agora para o grupo Havas.

António Cunha Vaz mantém-se como acionista da H/Advisors CV&A, com uma posição minoritária, e está contratualmente obrigado a permanecer por mais cinco anos na empresa, conta ao +M.

Em Portugal a CV&A já tinha atingido a dimensão que podia atingir, a margem de crescimento só seria possível por aquisição ou pela entrada em contas ligadas ao Estado, onde só temos 2% da faturação. A decisão de crescer tinha que ser através de uma rede que nos ajudasse a crescer fora”, adianta o fundador da consultora.

A sinergia com a Havas Portugal é muito importante, permite-nos crescer em mercados nos quais estamos pouco envolvidos, nomeadamente na comunicação mais ligada ao produto e marca”, prossegue em conversa com o +M.

Depois, há uma outra motivação: “As marcas devem existir para além dos donos da marca. As grandes multinacionais já não são do dono original. Temos muitos colaboradores, quero assegurar-lhes um futuro. Tanto aos mais novos, como aos seniores, que estão preparados para me suceder”, acrescenta António Cunha Vaz.

Com sede em Lisboa e escritórios no Porto e no Funchal, a CV&A tem como sócios e membros do conselho de administração Francisco de Mendia, Ricardo Salvo, José Pedro Luís e Diogo de Belford Henriques, que continuarão no negócio.

A operação foi entretanto comunicada internacionalmente. “Esta é uma excelente oportunidade para duas empresas portuguesas líderes se juntarem e partilharem oportunidades, aumentarem o nosso alcance e fornecerem um âmbito mais alargado de conhecimentos e serviços aos nossos clientes nacionais e globais. Para a Havas Portugal, esta aquisição reforça a nossa liderança no mercado, e damos as boas-vindas à CV&A à nossa – agora comum – Havas Village”, diz Miguel Barros, presidente da Havas Creative Group Portugal, citado no comunicado.

António Cunha Vaz e Neil Bennett, CEO da H/Advisors, no 20º aniversário da CV&A

Estamos muito entusiasmados por juntar a CV&A à nossa lista em crescimento de empresas líderes em consultoria estratégica e formalizar a relação de colaboração que temos mantido com o António e a sua equipa há vários anos. O historial de distinção da CV&A em Portugal representa o que procuramos oferecer a cada um dos nossos clientes: a melhor experiência no mercado local combinada com o poder de uma rede global integrada que garante um serviço líder e integrado além-fronteiras”, acrescentam Neil Bennett e Tom Johnson, co-CEOs globais da H/Advisors.

Esta operação é o próximo passo natural na evolução recente da CV&A. Depois de vários anos de colaboração com a rede, que abriu portas a novos mercados e permitiu o crescimento da CV&A, a integração com a H/Advisors traz novas oportunidades e sinergias essenciais para as futuras tendências mundiais do setor da comunicação e de public affairs“, afirma, no comunicado já libertado em França, António Cunha Vaz.

Desde que nos juntámos sob a bandeira H/Advisors há um ano, o nosso serviço global de aconselhamento estratégico emergiu rapidamente como um parceiro necessário para os líderes empresariais que procuram proteger e melhorar a sua reputação em momentos cruciais. A experiência da CV&A em Portugal é inigualável nesta área, tornando-a a escolha perfeita para a nossa oferta global e estamos entusiasmados por receber a sua equipa na família Havas”, prossegue Yannick Bolloré, chairman e CEO global da Havas e Chairman da Vivendi.

A H/Advisors está presente em 13 países europeus. A compra da CV&A segue-se à aquisição da Australian Public Affairs (atualmente H/Advisors APA) no início deste mês, que reforçou a presença da rede na Ásia-Pacífico. Em conjunto, as duas aquisições aumentam a equipa da H/Advisors para mais de 1.400 consultores de comunicação em mais de 24 países em todo o mundo.

Segundo número oficiais, a consultora, juntando Europa e África, teve no último ano uma faturação acima dos 10 milhões de euros, um lucro de 3,3 milhões e um EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) superior a três milhões.

(Notícia atualizada pela última vez às 9h50)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.