Publicidade

Fundação Amélia de Mello desvenda História da Publicidade em Portugal e discute o futuro

Rafael Ascensão,

A conferência pretende reúne criativos, gestores e académicos para uma reflexão sobre a história e o futuro da publicidade.

A Fundação Amélia de Mello promove a conferência “A História e o Futuro da Publicidade”, que decorre no Centro Cultural de Belém (CCB) no dia 7 de novembro. Esta conferência tem por base um estudo do professor e jornalista Eduardo Cintra Torres que se materializou em dois livros: “História da Publicidade em Portugal – Com Estudo de Caso do Grupo CUF” e “História Ilustrada da Publicidade em Portugal”.

A conferência pretende assim reunir criativos, gestores e académicos para uma reflexão sobre o setor publicitário, numa iniciativa que conta com a presença de Vasco de Mello (presidente da Fundação Amélia de Mello) e do professor e jornalista Eduardo Cintra Torres, que fará uma apresentação do seu trabalho.

Segue-se uma mesa redonda para debater o futuro da publicidade, bem como os desafios que se colocam ao setor. Hélia Gonçalves Pereira (reitora da Universidade Europeia e chief academic officer na Ensilis e elemento do IPAM), Pedro Bidarra (consultor independente de branding & communications), Ricardo Tomé (head of digital na Media Capital) e Vasco Thomaz (fundador e diretor criativo da Judas) são os oradores. O debate é moderado por Carla Borges Ferreira, diretora executiva do +M.

Partindo desta história da publicidade, a Conferência “A História e o Futuro da Publicidade” pretende discutir o seu futuro, num contexto de profundas alterações, nomeadamente ao nível das novas tecnologias e dos valores sociais, indica a Fundação Amélia de Mello.

A obra de Eduardo Cintra Torres, dividida em dois volumes (texto e ilustrações), recorre ao antigo Grupo CUF (Companhia União Fabril) como caso de estudo, “dado o seu enorme historial empresarial de diversidade de áreas de negócio e de utilização das mais modernas ferramentas de comunicação comercial”, explica-se em nota de imprensa.

Estes dois volumes são o resultado de uma investigação de cerca de cinco anos, sendo “a primeira de grande fôlego sobre a História da Publicidade em Portugal, cobrindo o período da Idade Média até ao final do primeiro quartel do Século XXI”. A sua publicação ficou a cargo da Princípia Editora.

Com mais de mil páginas, o livro de texto inclui um amplo estudo de caso da publicidade do antigo Grupo CUF, referindo o autor logo no início do mesmo que “o sistemático estudo de caso da CUF não poderia ser mais adequado a uma história geral da publicidade portuguesa, dado que, dirigida desde cedo por Alfredo da Silva, ela se tornou um dos maiores grupos empresariais do País e da Europa, com uma relação muito interessante com a publicidade e o marketing”.

O estudo de Eduardo Cintra Torres “insere-se no contexto da coleção de investigações que a Fundação Amélia de Mello tem vindo a apoiar, no âmbito de um conjunto de iniciativas muito vastas e diversificadas, a propósito dos 150 anos do nascimento de Alfredo da Silva”, refere-se ainda em nota de imprensa.

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