Xiaomi quer redescobrir ofícios ancestrais através da fotografia
A iniciativa, que pretende redescobrir e homenagear profissões ancestrais que estão a desaparecer, conta com um curso de fotografia online e um workshop presencial.
Inserindo-se dentro de uma campanha global da marca que chega pela primeira vez a Portugal, a Xiaomi quer redescobrir e homenagear os guardadores de rebanhos e chocalheiros dos Açores, enquanto profissões ancestrais que estão a desaparecer, através da fotografia.
Para isso a marca conta com a participação, ideia criativa e execução de Rui Caria, fotojornalista e formador, que tem como objetivo documentar as vidas de um guardador de rebanhos e de um chocalheiro, registando-as num documentário em vídeo e numa fotogaleria que visa imortalizar e homenagear parte da história e cultura portuguesa.
“A visão da Xiaomi Master Class é criar uma plataforma para que os mestres fotógrafos partilhem e inspirem pessoas de todo o mundo a explorar as infinitas possibilidades da fotografia mobile. Para este projeto contamos com a especial colaboração do Rui Caria, que é uma pessoa capaz de absorver o ambiente e retratá-lo fielmente através de narrativas visuais impactantes”, diz Tiago Flores, country cirector da Xiaomi em Portugal, citado em comunicado.
Já Rui Caria diz que “esta é a redescoberta de um tema por vezes ofuscado ou esquecido na vertigem das sociedades modernas. A ideia criativa para esta campanha surgiu pela observação da cultura que me rodeia e este tipo de documentários e de galerias de imagens são essenciais para preservar parte da nossa história, da nossa cultura e até mesmo do nosso património“.
“Para mim, enquanto fotógrafo e entusiasta da fotografia, ter a oportunidade de filmar e fotografar com qualidade profissional utilizando apenas um smartphone, que me acompanhou no dia-a-dia, permite mostrar a tremenda evolução tecnológica no campo da fotografia mobile”, acrescenta.
No âmbito do projeto vai ser disponibilizada online uma série de conteúdos, onde Rui Caria partilha histórias sobre a sua experiência como fotógrafo e a sua visão para a fotografia. O fotógrafo vai ainda explicar a abordagem aos temas, preparação, relação com as pessoas e o impacto que a fotografia pode criar na sociedade atual.
Já no dia 21 de novembro, Rui Caria dá uma Xiaomi Master Class presencial na Xiaomi Store do Colombo, onde irá expor a sua visão para a fotografia, explicando o seu processo de criação e a experiência em fotografar com um smartphone. No workshop – limitado às primeiras 25 inscrições, gratuitas e que podem ser feitas aqui – vai também ser abordado o conceito da campanha, a escolha das histórias e a redescoberta de temas que podem ser transformados em narrativas criativas que ajudam na preservação do património cultural do país.
“Baseada no conceito global da redescoberta, e pela primeira vez em Portugal, a Xiaomi Master Class consiste numa série de cursos de fotografia, tanto online como presenciais, desenvolvidos em conjunto com fotógrafos mundialmente reconhecidos. Este projeto da Xiaomi permite a partilha de experiências de vários fotógrafos Leica com os diversos utilizadores e entusiastas da imagem”, explica-se em nota de imprensa.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.