Há 34 candidaturas portuguesas entre os finalistas dos prémios ADCE
Deadinbeirute, Dentsu Creative, Graficalismo, Havas, José Mendes, Judas, Leo Burnett, O Escritório, 78, Solid Dogma, Walt Disney Company + Stream and Though Guy, This is Pacifica e Uzina em shortlist.
Há 34 candidaturas portuguesas entre as 416 finalistas dos prémios Art Director’s Club of Europe (ADCE). Os trabalhos que chegaram à fase final foram submetidas pela Deadinbeirute, Dentsu Creative, Graficalismo Design Studio, Havas, José Mendes, Judas, Leo Burnett, O Escritório, 78, Solid Dogma, The Walt Disney Company + Stream and Though Guy, This is Pacifica e Uzina.
Tendo sido apuradas 34 de um total de 80 inscrições nacionais, 42,5% das candidaturas portuguesas que se apresentaram a concurso integraram a shortlist dos prémios ADCE.
Confira as 34 inscrições finalistas de projetos desenvolvidos em Portugal, algumas nomeadas para mais do que uma categoria:
- “The Forgotten Team“, produzido pela Dentsu Creative Portugal, para a Meo, nas categoria “Live Stunts Brand Activation”, “PR / Events”, “Any Other” e “Outdoor (Including poster and billboard)”
- “Design is For Everyone“, produzido pela Uzina, para o Ikea, nas categorias “Integrated Campaigns for commercial brands” e “Best use of Data”.
- “The Unimaginable Return“ produzido pela Dentsu Creative Portugal, para a Jardim Sonoro, na categoria “Illustration” e “Craft – Illustration”
- “Film”, produzido pela Setenta e Oito, para o IKEA, nas categorias “Craft – direction, cinematography and editing” e “Best use of Data”
- “The Coal Stitchbook“, produzido pela Graficalismo Design Studio para a Art Comes Firts x Kalaf, na categoria “Editorial Design”
- “Spooky Streets“, produzido pela Leo Burnett Lisboa + Flesh512 + Domino’s Pizza Portugal, para a Domino’s Pizza, na categoria “Print Advertising”
- “Bloco Bar“, produzido pela Graficalismo Design Studio, para a Bloco, na categoria de “Corporate Brand Identity”
- “ABCLGBTQIA+” produzido pela equipa interna da The Walt Disney Company Portugal + Stream and Tough Guy Lisboa + Playground Lisboa + Publicis Groupe Portugal, para a FOX Life + ILGA, nas categorias “Integrated Campaigns for commercial brands”, “Social Media Campaigns”, “Any Other” e “Outdoor (Including poster and billboard)”
- “For You, Portugal, I Swear!“, produzido por José Mendes, para o Divergente, na categoria “Interactive Design”
- “Anfíbio”, produzido pela Judas Rocks, para a Anfíbio, nas categorias “Outdoor (Including poster and billboard)” e “Craft – Illustration”
- “Ciclopes – Bike Riders Smash Hills“, produzido pela Graficalismo Design Studio, para a Ciclopes, na categoria “Photography”
- “Mister Cimba Presents: The Nightmare of Counterfeiting with Bruno Aleixo”, produzido pela Graficalismo Design Studio, para a Mister Cimba, nas categorias “Motion Graphics”, “Craft – direction, cinematography and editing” e “Craft – animation, VFX, CGI and 3D”.
- “Heavy Silence“, produzido pela Havas Portugal + Ingreme – ImageStudio + Light Film + Havas Sports &Entertainment, para a APSI (Associação para a Promoção da Segurança Infantil), na categoria “Film & Audio for non-profit / public service / NGO”.
- “On-hold Books“, produzido pela Judas Rocks + Rocky Studios + Fnac Portugal, para a Fnac, na categoria “Radio Commercials”
- “Ctrl Space“, produzido pela Judas Rocks, para a Control Space, na categoria “Logotype”
- “Super Bock – Friends Friends“, produzida por O Escritório, para a Super Bock, na categoria “TV / Cinema Commercials”
- “Super Bock – Truce“, produzida por O Escritório, para a Super Bock, na categoria “TV / Cinema Commercials”
- “Festival Iminente 2022“, produzido pela Solid Dogma, para o Festival Iminente, nas categorias “Graphic Communication” e “Typography”
- “Tempo”, produzido pela Deadinbeirute + Plateia D´Ilusões, para a Plateia D´Ilusões, nas categorias de “Graphic Communication” e “Logotype”
- “[Brick] Book“, produzido pela This is Pacifica, para Primosfera, na categoria de “Editorial Design”
- “Studio 8 Branding“, produzido pela Yucca Studio Porto/Zurich, para o Studio 8, na categoria de “Logotype”
As 416 finalistas, de um total de 963 inscrições de 28 países, dividem-se entre as categorias “Film & Audio” (95), “Print & Outdoor” (68), “Interactive & Mobile” (58), “Design” (109), “Brand Experience” (58) e “Integrated & Innovation” (28), descreve o Clube da Criatividade Portugal.
A Alemanha (96 trabalhos finalistas), a Áustria (50), o Reino Unido (46), Portugal (34) e Espanha (32) foram os países que mais contribuíram para a shortlist dos prémios Art Director’s Club of Europe.
Os vencedores finais (ouro, prata ou bronze, bem como os prémios especiais e o grande prémio) são anunciados nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro, a propósito do festival do ADCE, que decorre nesses dias, no Design Hub de Barcelona.
O Festival do Art Directors Club of Europe (ADCE) visa celebrar o que há de melhor na criatividade europeia e reunir uma variedade de profissionais de diversas áreas que pretendem cultivar mudanças e inovação através da criatividade, servindo o festival como um espaço para a comunidade criativa da Europa se reunir, inspirar e promover a troca de experiências.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.