Escola de Tecnologia e Gestão de Barcelos cria dois centros tecnológicos de 2,7 milhões

Os centros tecnológicos serão dedicado à informática e ao setor industrial, com o objetivo de “reforçar a atratividade dos cursos profissionais" nesta escola minhota.

A Escola de Tecnologia e Gestão de Barcelos (ETGB) vai criar dois centros tecnológicos nas instalações de Abade de Neiva, num investimento previsto de cerca de 2,7 milhões de euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Um dos centros tecnológicos será dedicado à área da informática e o outro ao setor industrial.

O projeto tem como objetivo “reequipar e robustecer a infraestrutura tecnológica da escola, através da instalação e modernização de espaços e equipamentos, potenciando a capacidade técnica e pedagógica e os recursos educativos e formativos, melhorando a sua capacidade de resposta”, lê-se no comunicado partilhado pela Empresa Municipal de Educação e Cultura.

Por outro lado, os novos centros tecnológicos “vão reforçar a atratividade dos cursos profissionais da escola, contribuindo para o crescimento, competitividade e sustentabilidade do tecido económico e social da região, através da capacitação e qualificação dos jovens em áreas económicas estratégicas, entre as quais a transformação tecnológica acelerada pelos desafios da transição climática e digital”.

Os novos centros tecnológicos vão reforçar a atratividade dos cursos profissionais da escola, contribuindo para o crescimento, competitividade e sustentabilidade do tecido económico e social da região, através da capacitação e qualificação dos jovens em áreas económicas estratégicas.

Empresa Municipal de Educação e Cultura de Barcelos

Na candidatura apresentada no âmbito da Componente de Qualificações e Competências e do Investimento – Modernização da oferta dos estabelecimentos de ensino e da formação profissional, “perspetiva-se que esta nova oferta vá aumentar o número de alunos diplomados, em especial em áreas emergentes propostas, bem como promover competências adequadas ao prosseguimento de estudos superiores”.

A Escola de Tecnologia e Gestão de Barcelos sublinha ainda que o “investimento no desenvolvimento de qualificações e competências, em articulação com o tecido empresarial e as dinâmicas locais, potenciará a inovação e a renovação industrial“.

Paralelamente, a Escola de Tecnologia e Gestão de Barcelos vai investir em equipamentos modernos e inovadores, de modo a responder à necessidade de formação das empresas locais, “não descurando as preocupações ambientais e de segurança que também fazem parte deste investimento”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Escola de Tecnologia e Gestão de Barcelos cria dois centros tecnológicos de 2,7 milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião