Economia alemã contraiu 0,3% no último trimestre de 2023

Contribuição do comércio líquido permaneceu neutra, já que tanto exportações como importações diminuíram 1,6% e 1,7%, respetivamente. Em termos homólogos, a economia contraiu 0,2% no quarto trimestre.

A Alemanha sofreu uma contração de 0,3% no último trimestre de 2023, após dois períodos consecutivos de estagnação, devido ao impacto do aumento dos preços, dos custos dos empréstimos e da fraca procura externa, o que penalizou particularmente a indústria transformadora e a construção, revelou esta sexta-feira o instituto alemão de estatística Destatis.

A formação bruta de capital fixo (investimento) caiu 1,9% (contra os 0,1% no terceiro trimestre), sobretudo devido a quebras nos investimentos em construção (-1,7% vs -0,8%) e máquinas e equipamentos (-3,5% vs 1,4%). Por outro lado, as variações de stocks retiraram 0,1 pontos percentuais ao crescimento.

Já o consumo privado aumentou 0,2% (contra os 0% no terceiro trimestre) e a despesa pública aumentou 0,3% (tinha sido de 1,1% no terceiro).

A contribuição do comércio líquido permaneceu neutra, uma vez que tanto as exportações como as importações diminuíram 1,6% e 1,7%, respetivamente. Em termos homólogos, a economia contraiu 0,2% no quarto trimestre.

Recorde-se que o Governo alemão reviu esta quarta-feira em baixa a sua previsão de crescimento para este ano, apontando para um aumento do PIB de 0,2% em vez de 1,3%, num cenário de crise. Uma crise causada por múltiplos fatores que se acumulam e penalizam o setor industrial alemão, que representa cerca de 20% do PIB e ainda não regressou aos níveis de produção anteriores à pandemia de Covid-19. O PIB da Alemanha teve um recuo de 0,3% no final do ano passado.

Por outro lado, os conselheiros económicos da Alemanha planeiam seguir o exemplo do Governo federal e reduzir também a sua previsão para o crescimento económico em 2024, segundo avançou à Reuters esta semana a conselheira Ulrike Malmendier. “Acho que definitivamente iremos na mesma direção… é isso que os nossos números indicam”, disse Malmendier, em entrevista.

A previsão de novembro do conselho de assessores económicos do Governo estimou que o crescimento atingiria apenas 0,7% em 2024. A próxima atualização oficial está prevista para meados de maio.

Também a Comissão Europeia reviu em baixa o crescimento alemão para 0,3% este ano, contra os anteriores 0,8% esperados. Em 2025, a terceira maior economia do mundo – ultrapassou o Japão porque este entrou em recessão – deverá crescer 1,2% em 2025.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Economia alemã contraiu 0,3% no último trimestre de 2023

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião