Cinemas registam aumento superior a 20% na audiência e receitas de bilheteira
Em fevereiro, foram ao cinema 845.375 espetadores, mais 22% do que em igual mês do ano passado, o que se traduziu em 5,1 milhões de euros de receitas de bilheteira.
As salas de cinema registaram, em fevereiro, cerca de 845 mil espetadores e 5,1 milhões de euros de bilheteira, o que representa um aumento de mais de 20% comparado com fevereiro de 2023, revelou esta sexta-feira o Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA).
Os dados estatísticos mensais da exibição comercial mostram que em fevereiro foram ao cinema 845.375 espetadores, ou seja, mais 152.572 entradas (22%) do que em fevereiro de 2023. Em receita de bilheteira, aquela audiência traduziu-se em 5,1 milhões de euros, ou seja, mais um milhão de euros (24%) do que no período homólogo do ano passado.
No total dos dois primeiros meses de 2023, pelos cinemas portugueses passaram 1,7 milhões de espetadores, sensivelmente mais um milhão do que a soma de janeiro e fevereiro de 2023. Em janeiro e fevereiro deste ano, a exibição registou também 10,4 milhões de euros de bilheteira, o que significou um aumento de 488 mil euros face ao ano passado.
Segundo o ICA, os filmes mais vistos este ano foram a comédia romântica “Todos menos tu”, de Will Gluck, com 120.369 espetadores, e o filme “Bob Marley: One Love”, de Reinaldo Marcus Green, com 105.632 entradas. No cinema português, o filme mais visto desde que o ano começou foi “A semente do mal”, de Gabriel Abrantes, com 16.242 espetadores, seguindo-se “O pior homem de Londres”, de Rodrigo Areias, com 6.159 espetadores.
Na distribuição de filmes em sala, a Cinemundo registou um aumento de 46% de receitas de bilheteira face aos dois primeiros meses de 2023, totalizando 3,6 milhões de euros, enquanto a NOS Lusomundo Audiovisuais registou uma perda de 42%, para 3,4 milhões de euros.
Já na exibição, a NOS Lusomundo Cinemas mantém-se líder do mercado com uma subida de 2,2% de receitas, comparando com igual período de 2023, para um total de 6,9 milhões de euros, seguida da empresa UCI, com 1,2 milhões de euros (com uma subida de 13,2% face a 2023).
Os dados estatísticos foram compilados com base na exibição em 516 salas de cinema, nas quais foram programadas 87.968 sessões.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.