Media

Instinct lança podcast na Rádio Marginal com vozes clonadas por IA

Carla Borges Ferreira,

As vozes dos três apresentadores foram clonadas por IA, que transforma os textos em áudio. O objetivo, para além de poupar tempo, é dar a conhecer as potencialidades das novas tecnologias.

O podcast e rubrica da Rádio Marginal SuperToast, um projeto editorial sobre inovação e nova economia da consultora Instinct, passou a ser feito com vozes clonadas por inteligência artificial. Trata-se, garante Nuno Ribeiro, managing partner da Instinct, da primeira rubrica de rádio em Portugal a adotar inteligência artificial na narração dos textos. A criação de conteúdos continua a ser feita pela equipa da consultora.

A adoção de ferramentas de inteligência artificial entrou, há mais de um ano, no dia-a-dia da nossa operação e nas recomendações que fazemos aos nossos clientes nos projetos de inovação que desenvolvemos. Neste nosso caso, a clonagem de voz para os podcasts poupa à nossa equipa cerca de 12 horas por mês, deixando-a disponível para explorar outros formatos”, conta Nuno Ribeiro. “O processo era ir para estúdio gravar e nessas gravações demorávamos cerca de 12 horas por mês. Agora colocamos os textos na IA e fazemos download em minutos”, descreve.

Para além da poupança de tempo, o objetivo com esta iniciativa é também informar, mostrar e desmistificar na prática as potencialidades das novas tecnologias como é o caso da inteligência artificial, prossegue o responsável.

O SuperToast, no ar desde 2019, está disponível em áudio nas principais plataformas de podcast e de media sociais, sendo também emitido para a grande Lisboa na Rádio Marginal, de segunda a sexta, às 8h45, 14h15 e 18h50. Luís Montez, administrador da estação, diz, citado em comunicado, que é “um privilégio através da rubrica do SuperToast ser a primeira rádio portuguesa a inovar com áudio gerado por inteligência artificial”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.