Marketing

Ciência e criatividade unem-se na luta contra Parkinson com assinatura de criativos portugueses

Carla Borges Ferreira,

O projeto é da University College London, em colaboração com a agência criativa Innocean Berlin e o estúdio DaHouse, e tem portugueses nos créditos.

Chama-se Tremors vs. Tremors e é um álbum criado com tremores de pacientes com Parkinson. O objetivo é ajudar a combater, através da música, a doença e os seus múltiplos sintomas. O projeto é da University College London (UCL), em colaboração com a agência criativa Innocean Berlin e o estúdio DaHouse. Liderado pelo neurologista Christian Lambert, a iniciativa tem portugueses nos créditos: Joana Leitão, communications and engagement officer na UCL e José Filipe Gomes e Pedro Lourenço, diretores criativos na Innocean Berlin.

A ideia surgiu do cruzamento de uma série de insights que ligavam música e Parkinson”, conta ao +M Pedro Lourenço. O primeiro insight foi sobre o poder da música, “tem uma grande influência no nosso estado de espírito, pode acalmar-nos, deixar-nos felizes, tristes… Depois, reparámos que a representação gráfica dos tremores de doentes com Parkinson é muito semelhante à representação das ondas sonoras de uma música”, recorda.

Foi então que se propuseram a testar a hipótese de usar a doença contra si própria. Ou seja, usar o tremor, que é o sintoma mais associado a Parkinson, para combater a doença através do poder da música.

Convertemos esse tremor num elemento musical que afetou os instrumentos de cada canção e isso permitiu criar uma ligação emocional forte com cada paciente ao “ouvirem o seu tremor” pela primeira vez. Ajudou-os não só com os tremores, mas também com outros sintomas menos visíveis da doença, como ansiedade, depressão, etc.”, recorda o criativo.

Criaram de seguida “uma ferramenta individualizada para cada paciente que cada um pode utilizar no tratamento dos seus sintomas. Uma espécie de terapia alternativa”, descreve. “É extremamente importante uma vez que não existe cura para Parkinson e um largo número de pacientes não responde à medicação”, resume Pedro Lourenço.

O álbum é composto por cinco músicas, criadas exclusivamente para cinco pessoas que sofrem da doença e utilizam os tremores de cada paciente, que foram transformados em elementos musicais, como componente central de cada canção. Para além do álbum, que estará disponível nas principais plataformas de streaming de música e numa edição limitada em vinil, o projeto inclui um site, onde é possível saber tudo sobre o processo de criação de cada música, para além do enquadramento científico da iniciativa.

O Tremors vs. Tremors vai ser apresentado durante a Brain Awareness Week, que decorre esta semana. “É um projeto de que estamos super orgulhosos, porque abre a porta a outros tipos de tratamento alternativos, e com isso pode chegar a mais pessoas”, conclui o criativo português.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.