Consumo de podcasts cresce 33% em seis meses
Mais de um terço dos inquiridos ouve podcasts "todos os dias ou quase todos os dias". A maioria "sempre que ouve um podcast, ouve-o na totalidade". O estudo é da GFK para a Impresa.
O consumo de podcasts cresceu 33% em seis meses, revela um estudo da Gfk Metris para a Impresa, que analisa os hábitos de consumo deste meio que cada vez mais faz parte da rotina diária dos portugueses.
“Globalmente, 34% dos inquiridos contactam com este meio para uma exposição média diária de 1h10 minutos, mas tal como os restantes new media, observa-se uma clara diferença geracional”, refere o estudo.
A geração Z [nascidos entre os meados da década de 90 e inícios de 2000] regista 43% de contacto com o podcast para uma utilização média diária de 1h19m, enquanto a geração Y (millenials, nascidos no início dos anos 80 até meados dos 90] regista 46% de contacto para uma utilização média diária de 1h15m.
A geração X [nascidos entre os anos 60 e 70] regista 39% de contacto, para uma utilização de média diária de 1h03m e os boomers [nascidos anteriormente] contam com 22% de contacto para uma audição média diário de 1h06m.
“O estudo traça também os outros hábitos de consumo dos podcasts”, como o facto de “90% dos inquiridos” ouvir podcasts sozinho.
Em média cada inquirido ouve cinco podcasts diferentes, o dispositivo mais utilizado (83%) para ouvir podcasts é o telemóvel, e é em casa (69%) ou no carro (42%) o local onde mais ouvem.
Mais de um terço (34%) dos inquiridos “ouve podcasts todos os dias ou quase todos os dias” e, “em média, quando ouvem podcasts, dedicam uma hora a ouvi-los”. A maioria (58%), “sempre que ouve um podcast, ouve-o na totalidade”.
Quase dois terços (65%) ouve podcasts nacionais, sendo o humor, atualidade e entrevistas “os conteúdos que mais gostam de ouvir”. O que “mais influencia na escolha de um podcast é o tema, seguido do apresentador/autor, sendo que Ricardo Araújo Pereira é a figura pública que mais gostam de ouvir, depois surgem Nuno Markl e Joana Marques”.
De acordo com o estudo, “30% dos inquiridos considera que os podcasts são muito importantes no seu dia-a-dia e 31% considera que são um meio muitíssimo relevante na comunicação das marcas”.
Em termos de periodicidade, 34% prefere semanal e 21% gostaria que fosse diária.
A Impresa tem atualmente “mais de 40 podcasts com publicação regular diária ou semanal e já lançou mais de 80 projetos nos últimos anos”, sendo que “73% dos inquiridos ouve podcasts do grupo”.
O estudo da Gfk Metris “foi baseado numa abordagem quantitativa e para tal realizaram-se 800 entrevistas a indivíduos de ambos os géneros, com idade igual ou superior a 16 anos, consumidores de podcasts (ouvem podcasts pelo menos uma vez por mês), residentes em Portugal Continental”. As entrevistas foram realizadas em dezembro passado.
“A informação foi recolhida através de inquérito online acedido diretamente pelos entrevistados, previamente informados deste projeto através de um mail com informações referentes ao mesmo e com o link de acesso ao inquérito, através do sistema CAWI (Computer Assisted Web Interviewing)”, refere a Impresa. O questionário foi elaborado pela GfK, a partir dos objetivos enumerados e com base nas indicações do grupo Impresa, tendo este aprovado a formulação final do questionário. O questionário teve uma duração média de 20 minutos.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.