PJ investiga fraudes de 200 milhões na obtenção de fundos europeus

  • ECO
  • 7 Abril 2024

Faturas inflacionadas ou despesas fictícias são usadas para enganar entidades gestoras dos fundos, mas denúncias revelam esquemas investigados pela PJ, segundo o Jornal de Notícias.

A Polícia Judiciária (PJ) está a investigar alegadas fraudes de cerca de 200 milhões de euros na obtenção de fundos europeus, noticia este domingo o Jornal de Notícias, adiantando que por este tipo de crime, no ano passado, abriu 43 investigações e constituiu como arguidas 93 pessoas e firmas.

O diário adianta que existem fundos para todas as áreas e financiamentos com os valores mais diversos. No programa Portugal 2020, por exemplo, vão de um cêntimo, concedido no âmbito de um projeto apresentado por uma empresa de fumeiro da Guarda, até aos 2,02 mil milhões de euros atribuídos ao Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) para execução de 438 projetos.

Fonte da Unidade Nacional de Combate à Corrupção (UNCC) da PJ explicou que uma das áreas mais sujeitas à fraude é a da formação profissional, composta por centenas de pequenas empresas ou associações.

Acaba por ser muito comum haver listas de presenças manipuladas, com aulas em sobreposição, por exemplo”, afirmou JN uma outra especialista no combate à fraude.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PJ investiga fraudes de 200 milhões na obtenção de fundos europeus

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião