Figuras da literatura invadem redes sociais com criatividade da Bar Ogilvy
Desenvolvida para a Penguin Random House, a campanha contemplou a criação de perfis de autores como Virginia Wolf ou Eça de Queirós, que depois deixam comentários nas redes sociais.
Se encontrar em comentários a notícias no Instagram frases inspiradas em figuras da literatura, como Fernando Pessoa ou Virginia Wolf, , não se admire. Trata-se do “Comentários de Autor”, um projeto criado pela Bar Ogilvy para a Penguin Random House.
A iniciativa, que tem como conceito “os livros comentam o mundo” e que foi lançada esta terça-feira – data em que se assinala o Dia Mundial do Livro – visa sublinhar a “importância da leitura e a pertinência dos grandes autores hoje e sempre“.
Durante as semanas anteriores foram criados nas redes sociais Instagram e X (ex-Twitter) perfis de figuras da história da literatura como Fernando Pessoa, Virginia Wolf, Eça de Queirós, Charles Bukowski, Jane Austen ou George Orwell, sendo que em cada perfil é possível obter mais informação sobre os autores, bem como um link direto para mais detalhes sobre as suas obras.
Cada um destes autores “comentou notícias, posts e tweets com excertos particularmente relevantes das suas obras. Com dezenas de comentários, os portugueses acabaram por ler grandes clássicos da literatura, mesmo sem se aperceberem“, explica-se em nota de imprensa.
“Há um ano, um estudo do Instituto Nacional de Estatística (INE) revelou que 58,1% dos portugueses não leram um único livro em 2022. Um valor que nos surpreendeu a todos, sobretudo numa altura em que todos os nossos familiares e amigos não param de falar de coisas que leram, mas nas redes sociais”, explica Nuno Riça, um dos diretores criativos da campanha, citado em comunicado.
A ideia passou assim por “levar os livros para onde os portugueses leem mais”, acrescenta João Amaral, outro diretor criativo do projeto.
Já por parte da Penguin Random House, Marta Cunha Serra, diretora de marketing e comunicação, considera que “esta campanha é uma forma surpreendente de dar a conhecer os autores, aumentar a curiosidade para as suas obras e promover os hábitos de leitura no geral”. A campanha conta também com uma landing page.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.