Airchat: já ouviu falar na nova rede social?

Se tiver essa sorte, verifique se esta nova rede social é como os Gato Fedorento que “falam, falam, falam, falam, falam, falam, mas não os vejo a fazer nada”, ou se é mesmo uma lufada de ar fresco!

Ouvir e falar. É isto que suporta a nova rede social concebida por Naval Ravikant e Brian Norgard, que aposta na simplicidade e na autenticidade da comunicação oral.

Num ecossistema digital onde estamos permanentemente a ser estimulados por textos e imagens, surge o Airchat, que, ao contrário de outras redes, exige que comuniquemos exclusivamente por mensagens de áudio, encontrando na nossa voz um meio de expressão mais pessoal e menos artificial.

Autodenominando-se um “walkie talkie social”, o Airchat navega na ascensão do áudio digital que é, aliás, inegável. Com o sucesso de assistentes de voz e o crescimento explosivo de podcasts, o áudio é uma tendência robusta e crescente. Em 2023, o consumo de podcasts cresceu 25% em toda a Europa e, segundo a GfK Metris, cresceu 33% nos últimos seis meses do último ano em Portugal. Outros casos foram menos bem-sucedidos, como o Clubhouse, que não sustentou o interesse inicial, apesar do seu arranque promissor.

As marcas poderão encontrar neste meio o potencial e oportunidade para moldar futuras interações sociais. A intimidade do áudio constrói uma comunicação mais direta e pessoal, promovendo um relacionamento mais próximo com o seu público-alvo. A comunicação via áudio já não é apenas uma moda passageira, é uma realidade estratégica que responde à procura pela humanização das interações digitais.

Esta nova voz das redes sociais espelha uma nova visão sobre como podemos comunicar online, mas enfrenta desafios, sendo um deles a conveniência. Apesar de podermos explorar o Airchat de forma assíncrona, a expectativa é que as discussões e debates sejam em tempo real. Ora, dependendo do público em causa, o áudio pode ser útil de forma esporádica, para comunicações curtas e com interlocutores íntimos, mas poderá nunca ser a regra. Talvez por isso, depois de publicado cada áudio, a plataforma transcreve automaticamente a mensagem para gerar um texto que acompanha a nota de voz, através da sua própria inteligência artificial.

Se ficou curioso, mas, para além deste texto, ainda não ouviu falar no Airchat, não se assuste: por agora, só tem acesso quem for convidado. Se tiver essa sorte, verifique se esta nova rede social é como os Gato Fedorento que “falam, falam, falam, falam, falam, falam, mas não os vejo a fazer nada”, ou se é mesmo uma lufada de ar fresco!

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