Bugalho e Temido enfrentam-se pela primeira vez na campanha. Veja o calendário dos debates
Sebastião Bugalho (AD), Marta Temido (PS), João Cotrim de Figueiredo (IL) e Francisco Paupério (Livre) são os protagonistas do primeiro dos seis debates televisivos para as eleições Europeias.
A menos de um mês das eleições e depois da recusa inicial por parte dos maiores partidos, o ciclo de debates para as Europeias arranca esta segunda-feira à noite. A partir das 21h, com transmissão na SIC, os cabeças-de-lista da Aliança Democrática (AD), do Partido Socialista (PS), da Iniciativa Liberal (IL) e do Livre têm marcado o primeiro de seis “confrontos” envolvendo os partidos com assento na Assembleia da República.
Sebastião Bugalho (AD), Marta Temido (PS), João Cotrim de Figueiredo (IL) e Francisco Paupério (Livre) são os protagonistas da estreia dos debates televisivos, que terão uma duração de 50 a 55 minutos.
Na quarta-feira, dia 15 de maio, é a vez do debate que irá opor Catarina Martins (Bloco de Esquerda), Pedro Fidalgo Marques (PAN), António Tânger Correia (Chega) e novamente o cabeça-de-lista do Livre, Francisco Paupério, na RTP, com início agendado para as 20h45.
João Oliveira, cabeça-de-lista da CDU, só “entra em campo” dois dias depois, opondo-se aos líderes das listas do Bloco de Esquerda, da IL e do Livre na TVI (a hora ainda não é conhecida).
Para a próxima semana, estão agendados os restantes três debates a quatro: CDU, PAN, Chega e IL na segunda-feira, 20 de maio, na SIC; PS, AD, Chega e CDU no dia 21 de maio, na RTP; e PS, AD, BE e PAN a 24 de maio, na TVI.
Além destes seis debates que colocam frente-a-frente quatro cabeças-de-lista de cada vez, a RTP organiza outros dois: um com todos os partidos que têm atualmente assento na Assembleia da República (28 de maio); e outro com os nove cabeças-de-lista das forças partidárias sem representação parlamentar (30 de maio).
Para o dia 3 junho, entre as 9h30 e as 11h30, está ainda marcado um debate organizado em conjunto pela Antena 1, a Rádio Renascença, a TSF e a Rádio Observador.
Calendário completo dos debates:
Modelo só ficou fechado na semana passada
Foram feitas várias propostas até partidos e televisões consensualizarem o modelo de debates televisivos. A sugestão inicial, rejeitada por socialistas e a AD, previa 28 “frente-a-frentes” entre os oito partidos com assento parlamentar, tendo sido depois propostos três debates entre as forças com assento parlamentar e um debate entre PS e Aliança Democrática (PSD, CDS-PP e PPM) — esta recusada apenas pelos primeiros.
Os partidos chegaram a consenso somente na semana passada, aceitando, assim, o modelo proposto pela RTP, SIC e TVI para a realização de seis debates com quatro partidos para as eleições europeias.
A campanha para as eleições europeias, marcadas para 9 de junho em Portugal, arranca no dia 27 de maio e prolonga-se até 7 de junho.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.