Portugal com 151 inscrições no festival de criatividade Cannes Lions
Em 2023, recorde-se, Portugal situou-se na 24.ª posição dos mais premiados, com um leão de ouro, dois de prata, três de bronze e 13 shortlists.
Portugal está representado com 151 trabalhos no Cannes Lions, o mais importante festival de criatividade do mundo. Este número traduz um recuo de 33 trabalhos em relação a 2023, uma edição histórica em número de casos inscritos e também de prémios conquistados.
Por categorias, as agências e marcas a operar em Portugal inscreveram 18 casos em Brand Experience & Activation, 14 em Design e e 13 em Direct. A categoria Entertainment Lions for Sport tem 12 inscrições, mais uma do que Sustainable Development Goals.
Com nove casos a concurso surgem Audio & Radio, Industry Craft e Outdoor. Digital Craft e Media apresentam seis inscrições e Entertainment cinco. Health & Wellness surgem com quatro casos a concurso, o mesmo número de Print & Publishing.
Creative Strategy e Glass: The Lion for Change têm três trabalhos inscritos e em Creative Data, Creative Effectiveness, Film Craft, PR e Titanium Portugal apresenta dois trabalhos. Innovation, com uma inscrição, fecha o leque de categorias nas quais agências e marcas presentes no mercado nacional apostaram.
Com 7.224 inscrições, os EUA são o país com mais trabalhos a concurso na edição deste ano. Seguem-se o Reino Unido, com 2.120 inscrições e o Brasil, com 2.066. Na quarta posição surge a Alemanha, o país da Europa com mais mais inscrições. Portugal surge na 29ª posição, num festival ao qual concorrem 92 países. No total estão a concurso 26.753 casos, menos 239 do que em 2023.
Brand Experience & Activation, com 2.262 casos, Outdoor com 2.053 e Direct, com 2.025 são as categorias com mais inscrições.
Oito entradas em shortlist
Até ao momento, Portugal tem oito entradas em shortlist. Os seis trabalhos, que permitiram as oito nomeações, foram desenvolvidos pela Bar Ogilvy (três), Dentsu Creative (dois), Judas (um), Havas (um) e Coming Soon (um). As shortlists de algumas categorias ainda não foram divulgadas.
Em 2023, recorde-se, Portugal situou-se na 24.ª posição dos mais premiados, com um leão de ouro, dois de prata, três de bronze e 13 shortlists.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.