Young Lions trazem de Cannes para Portugal um bronze em Digital
Tomás de Matos Almeida (Akt Creative) e João Chicau (VML) ganharam bronze em Digital na competição internacional Young Lions, inserida no Cannes Lions.
Tomás de Matos Almeida (Akt Creative) e João Chicau (VML) ganharam um bronze em Digital na competição internacional Young Lions, inserida no Cannes Lions.
Entre a comitiva portuguesa há ainda duas duplas que chegaram a shortlist na competição. São elas David Canaes (Fuel) e Francisco Roque do Vale (VML), os representantes dos Tangity Young Lions Portugal na categoria Design e Francisco Machado (Judas) e Daniel Gordon (Trix), que representaram Portugal na categoria Filme.
“Os resultados da nossa delegação Young Lions, mais vez, são a confirmação do talento de uma nova geração que ditará o futuro da nossa indústria. Assim possam ser estimulados e apoiados no mercado nacional”, comenta com o +M Ana Paula, representante do Lions Festivals.
“Este talento criativo é o motor da inovação, num setor que se encontra numa das maiores revoluções de sempre“, acrescenta Ana Paula Costa, que durante a última semana acompanhou os trabalhos que os 14 Young Lions desenvolveram em Cannes.
Na competição principal a participação portuguesa saldou-se por um bronze, da Bar Ogilvy, em Digital Craft, com o projeto “The Endangered Typeface”, e por nove entradas em sortlist. Os seis trabalhos, que permitiram as nove nomeações, foram desenvolvidos pela Bar Ogilvy (três), Dentsu Creative (três), Judas (um), Havas (um) e Coming Soon (um).
Houve também um Grand Prix com sabor a nacional. Trata-se o projeto “Magnetic Stories”, produzido pela produtora portuguesa Bro, com realização de Mário Patrocínio.
A conquista foi na categoria Pharma (Patient Engagement) e o trabalho foi desenvolvido para a Siemens Healthineers e contou com a colaboração da Cuf. A criatividade foi da agência Area 23, de Nova Iorque, que contou com a colaboração da Sonido (portuguesa) e da Tempest Originals Custom Carpentry (norte-americana), e com a pós-produção da Ars Thanea (norte-americana).
Este ano Portugal esteve representado com 151 trabalhos no Cannes Lions, o mais importante festival de criatividade do mundo. O número traduz um recuo de 33 trabalhos em relação a 2023, uma edição histórica em número de casos inscritos e também de prémios ganhos.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.