Negócios +M

Marco Galinha recorre à Nobias para financiar compra de posição do fundo que controlava Global Media

+ M,

A Nobias terá concedido um empréstimo a Marco Galinha, num montante que deverá rondar os dois milhões de euros, para financiar a compra dos 51% que o WOF ainda detém na Páginas Civilizadas.

Marco Galinha terá recorrido à Nobias European Studios – fundada pelo empresário Ricardo da Silva Oliveira em parceria com o produtor de cinema polaco Grzegorz Hajdarowicz -, para financiar a compra da participação do World Opportunity Fund (WOF) no Global Media Group.

Enquanto a Global Media – e Marco Galinha – aguardam a venda de parte dos títulos, o Expresso revela que o empresário contou com o apoio da empresa Nobias European Studios para recuperar o controlo do grupo de media. A Nobias terá concedido um empréstimo a Marco Galinha, num montante que deverá rondar os dois milhões de euros, para este comprar os 51% que o WOF ainda detém na Páginas Civilizadas.

Marco Galinha ficará a controlar os 100% da Páginas Civilizadas e, por essa via, os 50,25% que esta detém na Global Media. Os restantes 49,75% da Global são controlados pelos acionistas José Pedro Soeiro (20,4%) e Kevin Ho (29,35%). Este financiamento por parte da Nobia poderá depois evoluir para uma participação no capital da Global Media, pois a empresa já tinha manifestado interesse em tomar uma participação de relevo no setor dos media em Portugal, refere ainda o semanário.

Recorde-se que a Autoridade da Concorrência (AdC) já deu luz verde à venda de alguns meios da Global Media – como Jornal de Notícias, O Jogo ou TSF – à Notícias Ilimitadas, pelo que a Global Media deverá ficar, basicamente, com o Diário de Notícias e o Açoriano Oriental. A posição maioritária será assim de Marco Galinha depois da compra da posição do WOF, fundo com sede no paraíso fiscal das Bahamas cujos direitos patrimoniais e de voto na Global Media foram suspensos pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.