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Como as marcas têm aproveitado a prestação da seleção no Euro 2024 para comunicar nas redes sociais

Rafael Ascensão,

Tendo como mote a participação da seleção nacional no Europeu, muitas são as marcas que aproveitam para tentar chegar até aos consumidores, de forma mais ou menos direta, através das redes sociais.

No dia em que Portugal defronta a Geórgia, no seu terceiro jogo no grupo F – embora já tenha assegurado a passagem aos oitavos-de-final – algumas marcas aproveitam para comunicar nas redes sociais a propósito da partida.

Na verdade, desde a estreia da equipa das quinas no Campeonato Europeu de Futebol, são várias as marcas que têm utilizado, de forma indireta, os jogos da seleção para alcançar consumidores e ganhar tração nas redes sociais, numa comunicação que muitas vezes tem também em conta os diferentes jogos e adversários da seleção. Veja alguns exemplos:

A Control, por exemplo, com o humor já característico da marca, tem feito uma publicação de “antecipação” a cada jogo da equipa portuguesa.

A Durex também não perdeu a oportunidade de comunicar e publicou uma imagem com embalagens de preservativos com as cores de Portugal, fazendo um trocadilho: “Equipa-te com paixão”.

A Staples, por seu turno, faz menção à forma intensa como o público português vive o futebol. “Até já vês campos de futebol em tudo?”, questiona a marca de material de escritório.

Já a Ikea, fez uma publicação onde recorda o single “Força”, de Nelly Furtado, canção que figurou como hino do Campeonato Europeu de Futebol de 2004, que decorreu em Portugal.

O Lidl, marca patrocinadora do Euro 2024, optou por “brincar” com as cores da seleção, também para promover os seus artigos relacionados com a competição.

Embora a Sagres seja a marca de cervejas patrocinadora oficial da seleção nacional, também a Super Bock aproveita a prestação da equipa portuguesa na competição para marcar pontos nas redes sociais. Além de vários posts que têm como mote os diferentes jogos e adversários da seleção, a marca de cerveja promoveu também um passatempo, onde oferece bandeiras, canecas e latas Super Bock.

A McDonald’s Portugal aproveitou o nome da capital de um dos países adversários de Portugal.

Algumas marcas comunicam até de formas que passam mais “despercebidas”. “Para quando tens a garganta Chéquia”, recomendou a Dr. Bayard, por ocasião do jogo de estreia de Portugal frente à Chéquia, na descrição de uma simples foto de uma embalagem do seu produto.

Também a PSP e GNR, numa publicação conjunta, promoveram o trabalho policial que têm desenvolvido na Alemanha a propósito da prestação portuguesa, numa publicação onde também aproveitaram para demonstrar o seu apoio à seleção.

Recorde-se que a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e a Auto Regulação Publicitária (ARP) juntaram-se para recordar que qualquer atividade comercial relacionada com o Euro 2024 está exclusivamente reservada à UEFA e aos respetivos parceiros comerciais, procurando evitar o aproveitamento abusivo de entidades não autorizadas e qualquer tipo de ambush marketing, e garantindo a proteção dos parceiros da Seleção Nacional.

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