+M

Descubra as marcas portuguesas mais valiosas de cada setor, segundo a OnStrategy. EDP é a mais valiosa

+ M,

Entre as marcas líderes setoriais, a CGD (47%), o Pingo Doce (38,4%), a Parfois (34,1%) e os CTT (29,6%) foram as que mais valorizaram. EDP é a marca com mais valor.

A EDP é a marca portuguesa mais valiosa do setor energético, segundo um estudo anual da consultora OnStrategy, que divulgou quais as marcas portuguesas mais valiosas de 37 setores de atividade em 2024. A EDP, avaliada em 2.891 milhões de euros, é também, no cômputo geral, a marca portuguesa com maior valor.

Entre as cinco marcas mais valiosas por setor destaca-se a Galp Energia (2.330 milhões) no segmento de Oil & Gas, a Jerónimo Martins (1.324) no de Holdings, o Pingo Doce (1.141) em Retail Food e a CGD (988) em Financial Bank.

O top 10 fica completo com a Meo (767) em Media e Telecom, o Grupo Mota Engil (446) em Engineering & Construction, a Super Bock (402) em Beverages Alcohol, a Fidelidade (312) em Financial Insurance e a Navigator Company (281) em Industrial Products.

Entre as 37 marcas líderes setoriais – identificadas a partir da totalidade das 100 marcas portuguesas mais valiosasas que registaram maior valorização em 2024 foi a CGD (988 milhões de euros) com uma valorização de 47%, o Pingo Doce (1,14 milhões de euros) com uma valorização de 38,4%, a Parfois (228 milhões de euros) com uma valoração de 34,1% e os CTT (227 milhões de euros) com uma valorização de 29,6%.

Em 2024, a avaliação total das 100 marcas portuguesas mais valiosas, agrupadas em 37 setores de atividade foi equivalente a cerca de 20,3 mil milhões de euros.

O estudo em causa foi “desenvolvido recorrendo à metodologia de Royalty Relief, em conformidade com as normas ISO20671 (avaliação de estratégia e força) e ISO10668 (avaliação financeira), em que todas as marcas são auditadas e avaliadas com base em informação pública, nomeadamente relatórios e contas, dados de mercado e indicadores de força de marca”, explica-se em nota de imprensa.

Este trabalho é o culminar de uma sequência de estudos de Marca que a OnStrategy tem vindo a divulgar desde o início do ano e que analisam a Reputação, Força e Energia de Marca e agora a Avaliação Financeira. Através da Avaliação Financeira, uma rigorosa análise certificada, conseguimos quantificar o valor financeiro de uma marca, e compreender, de uma forma muito concreta, o seu peso e a sua importância na atividade das organizações em diferentes setores, não apenas enquanto imagem, mas como um ativo intangível, um dos ativos mais importantes para as organizações”, diz João Baluarte, sócio responsável pelos estudos financeiro na OnStrategy, citado em comunicado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.