Montenegro destrona Ventura como protagonista da TV em junho
Montenegro tem vindo a intercalar a liderança desde fevereiro com Ventura, que caiu agora para a quarta posição. Roberto Martinez entrou este mês para o ranking, diretamente para o terceiro lugar.
Luís Montenegro reconquistou a liderança da exposição mediática na televisão em junho, depois de ter sido destronado por André Ventura em maio. O primeiro-ministro e o presidente do Chega têm vindo a intercalar a liderança desde fevereiro.
O primeiro-ministro e líder do PSD liderou o top de exposição mediática em junho, ao protagonizar 171 notícias com 7 horas e 31 minutos de duração, seguindo-se na segunda posição Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, com 181 notícias de 7 horas e 23 minutos de duração. O selecionador nacional da equipa masculina de futebol, Roberto Martinez, entrou para o ranking, diretamente para o terceiro lugar, protagonizando 93 notícias, com 6 horas e 17 minutos de duração. Os dados são do serviço Telenews, da MediaMonitor (Grupo Marktest).
André Ventura, que liderou a exposição mediática em maio, caiu em junho para a quarta posição depois de ter intervindo na primeira pessoa em 138 notícias de 5 horas e 45 minutos de duração. O top cinco fica fechado com Pedro Nuno Santos, secretário-geral do PS, que protagonizou 120 notícias com 4 horas e 49 minutos de duração.
Na lista dos dez nomes que mais figuraram nas notícias em junho segue-se Ana Paula Martins, ministra da Saúde (3 horas e 48 minutos), Marta Temido, deputada europeia eleita pelo PS (3 horas e 17 minutos), Sebastião Bugalho, deputado europeu eleito pela AD (3 horas e 8 minutos), João Cotrim de Figueiredo, deputado europeu eleito pela Iniciativa Liberal (2 horas e 34 minutos) e Catarina Martins, deputada europeia eleita pelo Bloco de Esquerda (2 horas e 22 minutos).
A análise foi feita, de acordo com dados da Telenews, aos principais noticiários dos canais generalistas e excluiu programas, debates ou entrevistas. A contabilização do tempo refere-se ao tempo total de duração da notícia em causa.
Também segundo a Marktest, durante o mês de junho, os três principais canais da televisão portuguesa – RTP1, SIC e TVI – emitiram 209 horas de informação regular, numa quebra mensal de 9,8% e uma descida homóloga de 16,7%.
No sexto mês do ano foram emitidas 5.864 notícias, menos 12,3% face ao mês anterior e menos 15,3% em relação a junho de 2023. A duração média das notícias emitidas foi de 2 minutos e 8 segundos, mais 3 segundos do que a duração registada em maio.
A RTP1 voltou novamente a ser a estação a emitir mais notícias, com um total de 2.194 peças (menos 370 que em fevereiro). Foi também a estação que dedicou mais tempo em grelha à informação regular, com 79 horas de duração (menos 9 que no mês passado).
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.