Televisão

Euro com audiência de 46,5 milhões. RTP recolhe a maior fatia

+ M,

O Euro 2024 foi o quarto evento futebolístico desportivo com maior audiência desde 2004. O mais visto foi o Mundial do Brasil em 2014, seguido pelo Mundial do Qatar e pelo Europeu de Portugal em 2004.

Os 22 dias de transmissão do Campeonato Europeu foram acompanhados por uma audiência total de 46 milhões e 595 mil telespectadores. Com 12 transmissões, a RTP1 foi o canal que recolheu a maior fatia de audiência (21,1 milhões), ao captar 45% dos telespectadores que estiveram sintonizados a ver o Euro 2024 realizado na Alemanha. A análise foi elabora pela Dentsu/Carat para o +M.

Já a SIC, com cinco transmissões, captou 21% da audiência (9,7 milhões), enquanto a TVI, com o mesmo número de transmissões, também conseguiu recolher 21% da audiência (9,9 milhões). Já a Sport TV1 captou uma audiência de 12% (5,5 milhões) e a Sport TV2 1% (284 mil), descreve a agência.

No conjunto das 73 transmissões do Europeu registou-se uma tipologia de audiência maioritariamente masculina, com 57% dos telespectadores vs. 43% de feminino. A maior concentração de audiência (53%) registou-se acima dos 55 anos.

Portugal, até ao seu afastamento na competição nas meias-finais frente à França, fechou a sua participação no Europeu com uma audiência de 17 milhões 258 mil telespectadores. A seguir à equipa das quinas, as seleções mais acompanhadas em Portugal foram as de Espanha (9,7 milhões), França (9,3 milhões) e Inglaterra (8,7 milhões).

O Euro 2024 foi o quarto evento futebolístico desportivo com maior audiência desde 2004. O mais visto foi o Mundial do Brasil em 2014 (57 milhões), seguido pelo Mundial do Qatar 2022 (54 milhões) e o Europeu de Portugal em 2004 (51 milhões).

No total, nos 10 estádios alemães, foram 2.681.288 os adeptos que acompanharam a competição. As seleções mais vistas foram a Espanha, vencedora do torneio, seguida da Inglaterra (finalista), Países Baixos, França e Alemanha. A seleção portuguesa terminou o Europeu com 243 mil espetadores nos estádios.

O confronto entre Portugal e a Eslovénia, a contar para os oitavos-de-final, foi o jogo mais visto do Euro pelos portugueses, depois de ter sido acompanhado por 3,751 milhões de telespectadores. No top três de jogos mais vistos segue-se a partida entre Portugal e França, nos quartos-de-final, que foi acompanhado por 3,71 milhões de telespectadores, e o jogo de estreia de Portugal, frente à Chéquia, que foi seguido por 3,6 milhões de pessoas.

Audiência Jogo a Jogo – Final

Audiência Jogo a Jogo e Audiência Acumulada

Audiência Acumulada dia a dia

Estrutura da audiência

Audiência Acumulada por Evento

Audiência por seleção

Audiência por Marca

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.