Ideias +M

Grande Prémio APCE regressa para a 28ª edição. As candidaturas estão abertas até final de agosto 

+ M,

A edição deste ano traz duas categorias novas: “campanha de comunicação digital e influenciadores” e “campanhas de employer branding”. As candidaturas decorrem até 31 de agosto.

O Grande Prémio APCE regressa este ano para a sua 28ª edição. Com o lema da “Excelência em Comunicação”, pretende-se “estimular, reconhecer, distinguir e divulgar as iniciativas dos profissionais e das empresas em matéria de comunicação corporativa em todas as suas vertentes“.

A iniciativa da Associação Portuguesa de Comunicação de Empresa (APCE) visa assim “distinguir as boas práticas em comunicação e reconhecer o mérito dos profissionais e a qualidade dos trabalhos” realizados no ano anterior, em Portugal.

O prémio conta com 22 categorias e a extra-categoria “Surpreenda-nos!” e destina-se a projetos realizados em 2023 por empresas, agências de comunicação, organizações públicas ou não-governamentais, instituições de ensino ou profissionais individuais. A edição deste ano traz também duas categorias novas: “campanha de comunicação digital e influenciadores” e “campanhas de employer branding”.

Os projetos podem ter sido desenvolvidos nas mais diversas áreas, como seja através de campanhas de comunicação externas ou internas, campanhas de sustentabilidade & ESG, eventos externos e internos, publicações, campanhas de inovação em comunicação, redes sociais externas e internas, vídeo e podcast corporativos, websites e apps ou mesmo através de uma estratégia global de comunicação corporativa.

A avaliação dos trabalhos é feita por um júri de “profissionais de méritos consagrados nas respetivas áreas a concurso, sendo totalmente independente dos órgãos sociais da APCE”, refere-se em nota de imprensa.

“O prestígio alcançado pelo Grande Prémio APCE, resultado da qualidade dos projetos que suportam as candidaturas e da garantia de independência e imparcialidade do júri, justifica o sempre elevado número de participações, a forte adesão das equipas aos eventos de entrega de prémios e a alegria vivida pelos profissionais“, diz Inês Simões, presidente da APCE, citada em comunicado.

Portugal tem excelentes equipas na área da comunicação e relações públicas, que desenvolvem projetos e campanhas de qualidade idêntica ou superior ao que se faz lá fora. Aliás, vemo-lo sempre que nos comparamos internacionalmente, tal como disso é exemplo os ‘Global Public Relations and Communication Awards’ que fizeram a sua estreia mundial no ano passado, e das 21 categorias a concurso, Portugal venceu duas delas e foi finalista com cinco projetos. Foi um enorme orgulho ver o nome de cinco projetos e entidades nacionais a competir com países de todos os continentes, e acabarmos por vir com dois troféus em mãos!”, refere, por sua vez, Paula Portugal Mendes, diretora-geral da associação.

Na edição passada do Grande Prémio APCE, Patrícia Nunes Coelho, diretora de marketing da Control Portugal e Espanha, foi eleita “Comunicador do Ano”, enquanto Rui Bairrada, CEO do Doutor Finanças, recebeu o troféu “CEO Comunicador do Ano” e Ricardo Florêncio, CEO do Grupo Multipublicações, o “Prémio Carreira”. José Teixeira, CEO do Grupo DST, foi considerado “Líder Inspirador”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.