Televisão

RTP, SIC e TVI emitiram mais de 40 mil notícias no primeiro semestre

+ M,

A RTP1 foi o canal que ofereceu mais notícias (14.870) aos portugueses, tendo sido também aquele que mais tempo dedicou em grelha a estes programas, com 522 horas de duração.

RTP1, SIC e TVI emitiram, em conjunto, um total de 40.620 notícias nos seus programas regulares de informação no primeiro semestre do ano. Janeiro foi o mês com o maior número de peças jornalísticas (7.417).

Este número de notícias traduz-se numa duração total de 1.402 horas de informação emitida entre os meses de janeiro e junho, numa média diária de 1 horas e 16 minutos por canal. O tempo de emissão noticiosa foi também maior em janeiro, com 254 horas. Os dados são do serviço Telenews, da MediaMonitor (Grupo Marktest).

As notícias tiveram uma duração média de 2 minutos e 4 segundos, tendo o tempo mais elevado sido registado em junho, quando as peças apresentadas duraram, em média, 2 minutos e 8 segundos.

Com 7.420 peças, o Primeiro Jornal, da SIC, foi o programa que emitiu mais trabalhos no primeiro semestre do ano, enquanto o Jornal da Noite, também da SIC, foi aquele ofereceu mais horas de informação, num total de 254 horas.

Já a RTP1 foi o canal que ofereceu mais notícias (14.870) aos portugueses, tendo sido também aquele que mais tempo dedicou em grelha a estes programas, com 522 horas de duração.

A análise considera apenas os serviços regulares de informação dos canais em análise no primeiro semestre de 2024. Foram analisados os programas Jornal da Tarde, TeleJornal e Portugal em Directo (RTP1); Primeiro Jornal e Jornal da Noite (SIC); Jornal Nacional e TVI Jornal (TVI).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.