Marcas dão ao pedal na Volta a Portugal. O que têm a oferecer?
A ampla cobertura mediática, o contacto com um elevado e diferenciado número de pessoas e a possibilidade de estreitar relações com a comunidade é o que move as marcas no apoio ao evento.
A Volta a Portugal vai percorrer o país entre os dias 24 de julho e 4 de agosto. O apoio das marcas é o que torna possível a realização da maior prova de ciclismo em Portugal, este ano na 85ª edição.
Em termos práticos, as marcas patrocinadoras representam um suporte financeiro de quase dois milhões de euros, o que equivale a 60% das receitas, segundo Vasco Empis, administrador da Podium (entidade organizadora) e responsável de comunicação do evento.
Entre estes apoios, encontram-se os que são dados pelos patrocinadores das diferentes camisolas da prova – Continente (amarela/tempos), Galp (laranja/pontos), Carclass (azul/montanha) e Placard (branca/juventude) – com quem o +M falou de modo a perceber o que as mesmas têm a oferecer e o que as move nos seus apoios.
O Continente, o principal patrocinador do evento, vai implementar diversas ações de ativação de marca sob o mote “É de quem tem pedalada”, visando “animar o público, promover o envolvimento dos espectadores e garantir a visibilidade da marca ao longo de todo o evento”, explica ainda Tiago Soeiro, brand experience manager do Continente.
Para isso, a marca conta com um grupo de animadores em bicicletas que irão circular pelas zonas de partida, realizando exibições de acrobacias, animação que é complementada pela presença de promotores com a missão de recrutar participantes para um jogo de memória com prémios.
Em todas as etapas da prova estará também presente uma bicicleta insuflável gigante, colocada na entrada, peça que foi desenvolvida para “garantir que ninguém fique indiferente à presença da marca, funcionando como um ponto de referência visual marcante”.
“A decoração ao longo do percurso incluirá camisolas que se assemelham a bandeirolas, promovendo o claim ‘É de quem tem pedalada’. Esta escolha estética, inspirada nos Santos Populares, reforça a ligação cultural e emocional com o público português, criando um ambiente festivo”, explica Tiago Soeiro.
Além disso, o Continente vai também proporcionar “experiências exclusivas” através da ativação ‘Clube da Volta’, iniciativa que inclui a oferta de brunch na partida e bar aberto à chegada de cada etapa.
A Galp, que patrocina o evento pelo segundo ano, vai por sua vez promover uma “feira de animação” nas várias localidades, perto das zonas de chegada, através de um camião Galp. “Liderado por um speaker, este espaço funciona como um polo de animação, com música e ativações no interior direcionadas para os visitantes, podendo valer-lhes prémios como merchandising ou vales de desconto em produtos Galp”, explica Filipa Lopes Ribeiro, global head of brand strategy.
Em cada etapa a marca conta também com o “Clube da Volta” (CV), onde os convidados podem, em dois lounges perto da zona de início e final da corrida, assistir à prova. À entrada os convidados recebem um kit com uma réplica da camisola laranja Galp e um panamá. Além disso, a marca aposta em promotores para a distribuição de brindes e para garantir a animação do público antes, durante e no final da etapa.
Durante as diferentes etapas vão estar visíveis metas volantes com branding Galp e frases na estrada com mensagens como “dá-lhe gás” ou “põe a nossa energia no sprint”. A Galp também estará presente na caravana da prova com um carro decorado com as cores da marca e uma estrutura de promoção à App Mundo Galp, que anuncia as etapas e distribui brindes.
O patrocínio da marca de combustíveis envolve ainda, durante os 12 dias de prova, a decoração de cerca de 50 postos de abastecimento próximos ao circuito da competição, onde se incluem decorações com mensagens como “põe a nossa energia no pedal” ou “põe a nossa energia no motor e dá a Volta a Portugal”.
“Por último, a Galp também aproveitou este patrocínio para uma ação interna, pensada para as suas pessoas. Para o dia da ‘Etapa da Volta’, aberta para todas as pessoas com pelo menos 16 anos, a Galp vai levar 40 convidados a participar na prova, sendo que 30 representam colaboradores internos”, refere a responsável pela estratégia da marca Galp.
Os Jogos Santa Casa (JSC), numa parceria cujo início remonta aos anos 60, mantém o seu apoio à prova rainha de ciclismo portuguesa, dando nome à Camisola Branca atribuída ao líder da juventude e concedendo o prémio ao Melhor Português, “valorizando o talento nacional”. O patrocínio é feito através do jogo de apostas desportivas Placard, que se estreia desta forma no ciclismo.
Os JSC vão contar com um camião que se irá deslocar de etapa em etapa, numa espécie de “outdoor móvel gigante” que passará pelos vários locais da prova. Além disso, a marca aposta, através da Lotaria Clássica, numa emissão especial dedicada à prova – Lotaria da Volta a Portugal – cuja extração se realiza dia 5 de agosto.
“São inúmeras as razões para os habituais e novos apostadores dos JSC tentarem a sua perícia e sorte nas ações de venda e promoção dos Jogos Sociais que serão disponibilizados no camião temático em todas as etapas da prova. Ainda através de uma ação de comunicação específica, haverá também oportunidade para as pessoas descobrirem a importância e contributo dos jogos sociais do Estado para as boas causas que os JSC apoiam em todo o país”, refere fonte oficial dos JSC.
Já a Carclasse promove ativações com um stand, onde podem ser conhecidos os modelos mais recentes da concessionário da Mercedes Benz em Portugal e são distribuído brindes. Além disso, a Carclasse irá utilizar veículos da marca como carros de apoio e oficiais da organização.
No mundo digital, a marca vai criar “conteúdos exclusivos e interativos nas redes sociais da Carclasse, incluindo transmissões ao vivo e atualizações diárias, bem como o incentivo ao uso de hashtags específicas e partilha de experiências pelos espectadores”, explica o diretor-geral da marca, Miguel Borges.
Segundo a organização, e naquela que é uma novidade para esta edição, a prova vai contar com uma “caravana publicitária”, ou seja, “um conjunto de carros alegóricos das marcas que fazem o percurso antes da passagem da corrida a distribuir brindes e alertar a população para a chegada da corrida”, explica Vasco Empis.
O que leva as marcas a também dar ao pedal na Volta a Portugal?
A existência de “um compromisso claro com o desporto e com a promoção de um estilo de vida saudável” é desde logo apontado pelo Continente como um fator que motiva o patrocínio, ao qual se juntam outros como a “oportunidade ímpar” de reforçar a sua imagem enquanto “agente responsável”, associando-se a “valores positivos”.
“O ciclismo é uma modalidade que simboliza a superação pessoal, a dedicação e o espírito de equipa, valores totalmente alinhados com a filosofia do Continente, que visa promover uma vida saudável e ativa, assim como bases de sustentabilidade. Juntarmo-nos a este evento significa o reforço da nossa identidade e dos nossos valores perante o público, criando uma conexão emocional cada vez mais forte com os consumidores“, explica Tiago Soeiro.
Com este patrocínio, o Continente reafirma também o seu compromisso com a democratização do desporto e reforça a sua posição enquanto promotor de um estilo de vida saudável, entende o brand experience manager da insígnia.
Com as diferentes ativações o Continente reforça também a sua imagem “enquanto uma marca que valoriza a hospitalidade e a qualidade”, reforça a “ligação cultural com o público português”, “cria uma ligação emocional positiva com a marca” e associa a sua marca a “momentos de diversão e espetáculo”, diz ainda o responsável.
Por parte da Galp, é referido que a Volta a Portugal, pela sua “capilaridade e cobertura do território nacional”, permite contactar com um “elevado número de pessoas”. “Simboliza também o compromisso da Galp junto das comunidades, mesmo daquelas mais distantes dos grandes centros urbanos“, diz Filipa Lopes Ribeiro, acrescentando que este patrocínio está igualmente “alinhado” com a ambição e tradição da marca de “apoiar o talento e empenho português nas suas múltiplas vertentes”.
“No fundo, colocando a nossa energia num grande evento como este, queremos estreitar a nossa proximidade às pessoas e comunidades e a Volta a Portugal dá-nos essa possibilidade“, sintetiza a global head of brand strategy.
A Carclasse começa por referir a “enorme cobertura mediática” que é possibilitada pela Volta a Portugal, enquanto “um dos maiores eventos desportivos que atinge audiências tanto a nível local como nacional”, e que se materializa “através de transmissões televisivas, rádio, imprensa escrita e digital, além dos milhares de espectadores que assistem às provas ao vivo”.
“Desta forma, enquanto patrocinadora, uma marca garante visibilidade contínua e alargada ao longo de todo o evento, atingindo um público vasto e diversificado, e também se torna numa plataforma eficaz para campanhas publicitárias“, explica Miguel Borges.
O responsável da Carclasse explica ainda que, uma associação à Volta a Portugal pode ajudar a que uma marca seja percecionada como promotora de valores como “resistência, determinação, sustentabilidade e saúde”, que são valorizados no ciclismo, “resultando num maior reconhecimento e lealdade à marca“.
“No caso da Carclasse, a marca é patrocinadora oficial da Camisola Montanha (camisola azul) assumida pelo ciclista líder da Classificação Geral da Montanha. Do ponto de vista geográfico, tendo a Carclasse presença de norte a sul do país, esta associação à 85ª Volta a Portugal parece natural, impulsionada pela passagem em áreas geográficas onde, inclusive, estão localizados alguns concessionários da marca”, refere Miguel Borges.
Além disso, o evento, ao atrair outras personalidades e organizações, cria também um “ambiente propício para networking e parcerias empresariais“, sublinha o diretor-geral.
Por parte da organização da prova, Vasco Empis destaca que a Volta a Portugal “teve que deixar de ser apenas o evento desportivo que a população valorizava por passar à porta de casa para ser uma plataforma de marketing e comunicação para as marcas”.
Neste sentido, proporciona “vários” benefícios às marcas, principalmente a nível de notoriedade de marca e ao possibilitar proximidade com os consumidores, num contacto direto com a população nas 22 cidades por onde passa o evento.
“Em termos corporativos, um patrocinador de uma camisola tem direito a mais de 250 acessos para os vários clubes da volta (áreas corporate), 100 almoços nas chegadas e 50 convidados para participar na etapa da volta. Por fim, beneficiam do goodwill associado ao facto de permitirem a realização do maior evento regular de verão gratuito”, acrescenta o administrador da Podium.
Nenhuma das marcas revelou o investimento feito no âmbito destes patrocínios mas a Carclasse adianta que o seu investimento na prova cobre “diversas áreas estratégicas”. Para além do compromisso financeiro como patrocinadora, garantindo a visibilidade da Carclasse nos materiais promocionais e nas comunicações oficiais do evento, o investimento envolve ainda despesas com a logística necessária para a presença de veículos e stand em várias etapas da prova, bem como custos associados à distribuição de brindes.
Já em termos de publicidade, “o investimento centra-se em campanhas de comunicação, tanto nas redes sociais quanto em outras mídias, para promover a participação da Carclasse no evento e conectar o público”, acrescenta Miguel Borges.
Entre os restantes patrocinadores oficiais da prova encontram-se as marcas Lusíadas Saúde, Sabgal, Europcar, Vitalis, .pt, RTP, Cube, Thule e as estreantes Anicolor, ABTF e Uriage.
Enquanto televisão oficial da prova, a RTP será a responsável pela transmissão da 85ª Volta a Portugal em bicicleta, contando com os comentários de Marco Chagas e Hugo Sabido. Alexandre Santos, Gonçalo Ventura e Ana Barros são os jornalistas responsáveis pela a cobertura informativa da prova. As várias horas de transmissão são asseguradas pela RTP1, RTP3, RTP Play, Antena 1 e canais internacionais.
“Diariamente, entre as 15h00 e as 17h30, a RTP1, RTP Play e os canais internacionais da RTP transmitem em direto o percurso final da etapa do dia. Na RTP1, Alexandre Santos traz-nos o balanço do dia no programa Heróis do Dia, os protagonistas e todas as emoções vividas na etapa. Na RTP3 iremos fazer a antevisão da etapa do dia, bem como, o rescaldo no final da etapa e acompanhamento nos espaços informativos ao longo do dia com reportagens de Ana Barros”, explica a RTP em comunicado.
“Também na Antena 1 poderá acompanhar em permanência a Volta a Portugal Continente com os jornalistas Pedro Ribeiro e Horácio Antunes a trazerem-nos todas as emoções vividas na estrada, entre a partida e a chegada das etapas. De manhã poderá escutar várias reportagens e, a partir do Jornal de Desporto, às 12h30, tudo sobre as etapas nos noticiários, depois dos blocos informativos, nos espaços de informação de Desporto e ainda no Diário da Volta, sempre às 19h30. As chegadas das etapas serão sempre transmitidas em direto na Antena 1”, acrescenta-se.
A 85ª edição da Volta a Portugal parte de Águeda, Capital da Bicicleta, e termina em Viseu, Cidade Europeia do Desporto 2024, num total de 1540,1 quilómetros, com 32 Prémios de Montanha e 27 Metas Volantes. Conta com 133 ciclistas, repartidos por 19 equipas em competição (nove portuguesas e as restantes estrangeiras, de cinco nacionalidades).
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