Jornalista condenada a pagar multa de 5 mil euros por brincar com altura de Meloni
Um tribunal de Milão condenou uma jornalista ao pagamento de uma multa de cinco mil euros à primeira-ministra italiana devido a publicações nas redes sociais relacionadas com a altura de Meloni.
Um tribunal de Milão condenou uma jornalista ao pagamento de uma multa de cinco mil euros à primeira-ministra italiana Giorgia Meloni devido a publicações nas redes sociais, noticia o Politico (acesso livre, conteúdo).
A publicação da jornalista Giulia Cortese foi feita na rede social X (antigo Twitter) e referia-se à altura da primeira-ministra italiana, ao escrever que Meloni não a assusta porque “tem 1,2 metros de altura”. Num outro post, dizia que Meloni é “uma mulherzinha”. Apesar de referir que as publicações não constituíam um crime, o tribunal de Milão considerou-as “difamatórias” e que se tratava de “bodyshaming”.
Ao Politico, Giulia Cortese disse que um foi “um período muito stressante que durou três anos”, sinalizando que foi alvo de insultos — alguns dos quais explicitamente sexistas — e ameaças contra ela e sua filha por parte de apoiantes de Meloni. Cortese indicou ainda que se ofereceu para publicar um pedido de desculpas, mas Meloni recusou.
Esta não é a primeira vez que a primeira-ministra italiana avança com uma ação contra um jornalista. Em outubro do ano passado, um tribunal de Roma condenou o jornalista Roberto Saviano ao pagamento de uma multa de 1.000 euros depois de este ter insultado a atitude de Meloni em relação aos migrantes num programa de televisão.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.