Jogos Olímpicos das marcas

  • Daniel Sá
  • 24 Julho 2024

Para além das façanhas desportivas, vamos também poder assistir a uns verdadeiros Jogos Olímpicos das Marcas com alguns anúncios, conteúdos, ativações, promoções do melhor que se faz no mundo.

Os Jogos Olímpicos, para além de serem o maior evento desportivo do mundo, são também um grande momento para as marcas que se associam a este evento tão popular em todas as geografias. Os Jogos Olímpicos, que se realizam de quatro em quatro anos, atraem milhões de telespectadores e assumem-se como o palco perfeito para as marcas se alinharem com os principais valores do desporto como a camaradagem, esforço, respeito, cordialidade ou fair play.

O local selecionado para os Jogos deste ano é a mítica cidade de Paris. A capital francesa acolherá mais de 10.500 atletas de mais de 206 Comités Olímpicos Nacionais e da Equipa Olímpica de Refugiados do COI, que vão competir em 32 modalidades desportivas.

Segundo dados revelados pelo Comité Olímpico Internacional, a última edição dos Jogos, realizada em Tóquio, atraiu mais de 3 mil milhões de telespectadores que acompanharam a competição através das plataformas digitais ou das transmissões televisivas. Além disso, a cobertura oficial nas plataformas de transmissão dos Jogos gerou 28 mil milhões de visualizações de vídeos, mais 139% do que a edição anterior realizada no Rio de Janeiro em 2016.

Além disso, as plataformas web e as aplicações olímpicas utilizadas em Tóquio conseguiram atrair mais de 196 milhões de utilizadores únicos, o que representou três vezes a quantidade de tráfego online em comparação com os Jogos do Rio de Janeiro em 2016.

Ainda segundo os dados do COI, os Jogos Olímpicos de Tóquio geraram 3,9 mil milhões de euros em receitas totais, dos quais 835 milhões foram obtidos graças aos patrocínios onde várias das maiores marcas mais populares do mundo se associaram.

Dada a magnitude e escala dos Jogos Olímpicos, estes têm diversas categorias de patrocínio, sendo as duas principais os chamados Parceiros Globais e os Parceiros Nacionais. Estas empresas colaboram com o COI através de diversas formas de apoio, como o financiamento e a prestação de serviços e produtos técnicos.

Os Global Partners pertencem ao programa de patrocínio TOP do COI, que é o nível de patrocínio mais elevado e estabelece acordos de longo prazo, com uma duração mínima de quatro anos, entre as marcas e o comité organizador olímpico.

As empresas beneficiam desta parceria construindo o seu negócio e imagem, conectando-se com o público e desenvolvendo relações com os seus consumidores, entre outras vantagens. Além disso, o COI beneficia das campanhas globais que promovem e transmitem os valores olímpicos e da criação de experiências inovadoras em torno da competição para o público.

Para esta edição em Paris, são 15 os Parceiros Globais dos Jogos: Airbnb, Alibaba, Allianz, Atos, Bridgestone, Coca-Cola, Deloitte, Intel, Omega, Panasonic, P&G, Samsung, Toyota e Visa. Para além das façanhas desportivas, vamos também poder assistir a uns verdadeiros Jogos Olímpicos das Marcas com alguns anúncios, conteúdos, ativações, promoções do melhor que se faz no mundo. Divirtam-se.

  • Daniel Sá
  • Diretor executivo do IPAM

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