OpenAI prepara-se para lançar motor de busca que está a testar junto dos media
O grupo News Corp - dono de títulos como The Wall Street Journal ou The Times - e o The Atlantic devem estar entre os meios parceiros que estão a trabalhar e a dar "feedback" à OpenAI.
A OpenAI, criadora do ChatGPT, está a preparar o lançamento do SearchGPT, um motor de busca baseado em inteligência artificial (IA). A empresa encontra-se a testar um protótipo desta nova ferramenta junto de alguns utilizadores mas também de meios de comunicação social.
Com esta nova ferramenta, a empresa tecnológica diz querer “ajudar os utilizadores a conectarem-se” com os meios de comunicação e não roubar-lhes o tráfego. Para isso, os resultados fornecidos através de uma pesquisa no SearchGPT vão citar com links para os meios em questão.
“As respostas têm a citação e links claros para que os utilizadores saibam de onde vem a informação e possam rapidamente interagir com ainda mais resultados numa barra lateral com links para as fontes“, refere a OpenAI em comunicado.
Segundo se lê na mesma nota, a OpenAI estabeleceu parcerias com alguns meios de comunicação para “construir essa experiência” e para obter “feedback”. O lançamento do SearchGPT deve ser acompanhado por uma forma que permita aos meios de comunicação gerirem como surgem neste motor de busca alimentado por IA.
“Esperamos ajudar os utilizadores a descobrir sites de jornais, enquanto damos mais opções de pesquisa. Durante décadas, a pesquisa tem sido uma maneira fundamental para os meios de comunicação e criadores chegarem até aos utilizadores. Agora, estamos a usar a IA para amplificar esta experiência, destacando o conteúdo de alta qualidade numa interface conversacional com múltiplas oportunidades para o envolvimento dos utilizadores”, refere-se em nota de imprensa.
O grupo News Corp – dono de títulos como The Wall Street Journal, The Times, The Sun, New York Post, The Daily Telegraph, The Courier Mail – e o The Atlantic devem estar entre os parceiros, uma vez que o comunicado da OpenAI conta com citações de responsáveis destas duas entidades.
“A equipa da OpenAI entende de forma inata que, para que a pesquisa com tecnologia de IA seja eficaz, esta deve basear-se em informações da maior qualidade e confiabilidade, fornecidas por fontes confiáveis. Para que os céus estejam em equilíbrio, a relação entre a tecnologia e o conteúdo tem de ser simbiótica“, diz Robert Thomson, diretor executivo da News Corp.
Já Nicholas Thompson, CEO do The Atlantic, refere que a “pesquisa através de IA vai tornar-se numa das principais formas das pessoas navegarem na internet”, pelo que é “crucial” que esta tecnologia seja construída desde os primeiros passos de uma forma que “valorize, respeite e proteja o jornalismo e os meios de comunicação”.
A OpenAI faz ainda a ressalva de que o SearchGPT é uma ferramenta de pesquisa à parte dos seus modelos de treino de IA generativa. Os sites podem, portanto, aparecer nos resultados de pesquisa mesmo que os meios tenham optado por não integrar estes modelos.
O SearchGPT não está ainda disponível para o público em geral, mas apenas para um limitado grupo de utilizadores e meios de comunicação para obtenção de feedback. No entanto, qualquer pessoa que disponha de uma conta OpenAI pode juntar-se a uma fila de espera para ter acesso à ferramenta.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.