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Google e Meta unem-se em “acordo secreto” para direcionar anúncios a adolescentes

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As empresas tecnológicas contornaram as regras estabelecidas pela própria Google, que proíbem a personalização e segmentação de anúncios para menores de 18 anos. A campanha já terá sido cancelada.

A Google e a Meta terão unido esforços num “acordo secreto” para conseguirem direcionar anúncios de promoção do Instagram no YouTube para adolescentes entre os 13 e os 17 anos, avança o Financial Times (FT).

De acordo com documentos e pessoas conhecedoras do assunto, citada pelo jornal britânico, a Google desenvolveu um projeto de marketing para a Meta de forma a mostrar aos adolescentes anúncios que promoviam o Instagram na plataforma de vídeo.

Segundo as fontes citadas, a campanha tinha como alvo um grupo de utilizadores denominados como “desconhecidos”, mas que a Google sabia serem menores de 18 anos. Por outro lado, os documentos vistos pelo FT sugerem que foram tomadas medidas para garantir que a verdadeira intenção da campanha era disfarçada.

Este “acordo secreto” contornou, portanto, as regras da própria Google que proíbem a personalização e segmentação de anúncios para menores de 18 anos, incluindo a veiculação de anúncios com base em dados demográficos.

De acordo com o Google Ads, a categoria de utilizador “desconhecido” refere-se a pessoas cuja idade, género, estatuto parental ou renda familiar não são identificados, o que pode permitir aos anunciantes alcançarem “um público significativamente maior”. No entanto, de acordo com o FT, a Google conseguia – através do download de apps ou da atividade online – determinar “com um alto grau de confiança” que o grupo “desconhecido” era composto por utilizadores mais jovens.

Este acordo terá ainda envolvido a Spark Foundry, uma subsidiária norte-americana da Publicis, que terá colaborado no lançamento desta campanha de marketing ilegal no Canadá entre fevereiro e abril, antes de testar o programa nos EUA em maio. A Google e a Meta pretendiam ainda expandir a campanha para outros mercados internacionais e promover outros serviços da Meta, como o Facebook.

Entretanto, depois de contactada pelo FT, a Google terá dado início a uma investigação sobre o tempo e cancelado a campanha. “Proibimos anúncios personalizados para pessoas menores de 18 anos, ponto final”, refere a Google, citada pelo FT, sem no entanto negar o sucedido.

Também vamos tomar medidas adicionais para reforçar junto dos representantes de vendas que não devem ajudar anunciantes ou agências a executar campanhas que tentam contornar as nossas políticas“, acrescentou.

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