Jorge Sobrado lidera comissão para incentivos à leitura e à comunicação social
Jorge Sobrado sucede a Célia Ramos, que tinha sido nomeada para a função em dezembro de 2020, data em que era também vice-presidente da CCDR-Norte.
Jorge Sobrado é o novo responsável por presidir à comissão de acompanhamento dos regimes de incentivo à leitura de publicações periódicas e dos incentivos do Estado à comunicação social. O vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) sucede a Célia Ramos, que tinha sido nomeada para a função em dezembro de 2020, data em que era também vice-presidente da CCDR-N.
Licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade da Beira Interior (UBI), Jorge Sobrado assumiu a vice-presidência da CCDR-N em fevereiro deste ano, sendo também docente na Universidade Lusófona do Porto.
Em 2021 e 2022, segundo o seu perfil de LinkedIn, foi dirigente da CCDR-N com as responsabilidades de Estratégia e Relações Institucionais, e de coordenação das estratégias regionais de Cultura e Turismo, e entre 2017 e 2021, foi vereador da Cultura, Património, Turismo e Marketing Territorial do Município de Viseu, onde trabalhava desde 2013, como adjunto do presidente da Câmara. Exerceu também o cargo de diretor do Museu e Bibliotecas do Porto, no Município do Porto, onde foi ainda diretor municipal de Cultura e Património.
A Jorge Sobrado, segundo a publicação em Diário da República, junta-se Luísa Cipriano (efetiva) e Susana Liberato (suplente), enquanto representantes do Ministério das Finanças, bem como Nuno Estanqueiro Dias (efetivo) e Rita Romão (suplente), que são os representantes do Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais. Rui Delgado (efetivo) e Charlotte Simões (suplente) são os representantes do membro do Governo responsável pela área da comunicação social, ou seja, de Carlos Abreu Amorim, secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Parlamentares.
Por parte da Associação Nacional de Municípios Portugueses, a representação é feita por Mário Constantino Lopes, presidente da Câmara Municipal de Barcelos (efetivo) e Manuel Cordeiro, presidente da Câmara Municipal de S. João da Pesqueira (suplente).
Vítor Almeida é o elemento designado pela Associação Portuguesa de Imprensa, enquanto Sandra Reis Coixão (efetivo) e Olga Melo (suplente) representam a Associação Portuguesa de Radiodifusão.
Os elementos designados pela Associação de Imprensa de Inspiração Cristã são Luís Carlos Fonseca (efetivo) e António Gonçalves Rodrigues (suplente), ao passo que Nuno Cruz Inácio (efetivo) e Miguel Guarda (suplente) são os elementos que representam a Associação das Rádios de Inspiração Cristã.
Já Eduardo Costa, presidente da direção do Jornal Correio de Azeméis (efetivo) e Álvaro Neto, vogal da direção do Jornal Gazeta Paços de Ferreira (suplente) são os elementos designados pela Associação Nacional de Imprensa Regional.
O incentivo à leitura de publicações periódicas consiste na comparticipação dos custos de expedição de publicações periódicas suportados pelos assinantes mediante o seu pagamento aos operadores postais em regime de avença. Já o regime de incentivos do Estado à comunicação social permite a concessão de incentivos para a modernização administrativa o desenvolvimento digital, a acessibilidade à comunicação social, o desenvolvimento de parcerias estratégicas e a literacia e educação para a comunicação social.
Cabe às diferentes CCDR a instrução dos procedimentos de atribuição dos incentivos, bem como a decisão final da sua atribuição, nas respetivas áreas geográficas de atuação.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.