Media

TVI ganha mês de agosto por cinco décimas

Carla Borges Ferreira,

A TVI repete a liderança em agosto, com a SIC a recuperar a primeira posição no horário nobre. A CNN Portugal é o canal de informação mais visto e tanto o Now como a V+ não integram o Top20.

A TVI manteve em agosto o estatuto de canal mais visto do país. A estação da Media Capital ganhou o mês por cinco décimas, a mesma distância alcançada em julho, mas agora com um share de 14,8% e uma audiência média de 297,6 mil espectadores.

Em mês de férias, a estação da Impresa obteve um share de 14,3% e foi vista em média por 288,1 mil pessoas e a RTP1 situou-se nos 10,5% de share, com uma audiência média de 211,9 mil pessoas. A RTP2, por seu turno, foi acompanhada em média por 44,4 mil pessoas, tendo registado um share de 2,2%.

O total cabo, com um share de 40,6%, foi no último mês acompanhado em média por 818,8 mil espetadores, revela o relatório preparado pela Denstu/Carat para o +M.

Analisando por faixas horárias, a SIC recupera a liderança, por cinco décimas, entre as 20h e as 24h e mantém a primeira posição entre as 12h e as 14h. A RTP1 volta a ser a estação mais vista entre as 7h30 e as 12h — posição perdida em julho –, e a TVI é a estação líder nos restantes slots horários.

No cabo, a CMTV ganha uma décima em relação a julho, registando no mês de estreia da V+ um share de 5,9%. A CNN Portugal mantém-se como o canal mais visto de informação, crescendo duas décimas em relação ao mês anterior, para os 2,6%, e a SIC Notícias, também com mais duas décimas, regista um share de 1,9%. Ainda nos canais de informação, e na última posição do Top 20, surge a RTP3, com um share de 0,8%.

Hollywood, Star Channel, SIC Mulher, Globo, Star Movies, TVI Reality e e Star Live encerram o top dos 10 canais vistos do cabo.

O Now, canal de informação da Medialivre lançado em junho, e o V+, canal generalista da Media Capital que ocupou a posição do TVI Ficção, não surgem no ranking dos 20 canais mais vistos, analisando o universo de adultos.

O programa mais visto de agosto foi o jogo da Supertaça Cândido De Oliveira Sporting X FC Porto, transmitido pela RTP1, que colocou mais três programas entre os 15 mais vistos do mês. A TVI surge oito vezes nesta tabela, na qual a SIC ocupa as restantes três posições.

No cabo, a CMTV faz quase o pleno, ao ocupar 14 das 15 primeiras posições, surgindo a série Wounded Birds, transmitida pela SIC Mulher, na 15ª posição.

 

 

Nota Técnica para a produção da análise evolutiva e mensal
Dados: Yumi / Caem_TV Fonte: Mediamonitor/ GFK Análise Dentsu/Carat para o +M/ECO
Outros: Vídeo, DVD, VHS, Blu-Ray, satélite, consolas, unmatch (além dos 150 canais medidos e o time-shift com um delay de sete dias), plataforma dos operadores (vídeo clube, jogos)
Aud. Total: Percentagem de indivíduos que contactaram um canal, pelo menos uma vez.
Aud. Média: Audiência provável que contacta com o canal em qualquer momento do período respetivo.
Tempo médio despendido: Média do tempo que cada indivíduo contactado despendeu com um canal num determinado período.
Share Aud.: Percentagem de tempo que é despendido a ver um dado canal relativamente ao tempo total de visão do meio (televisão) num determinado período.

Top produzido para programas “Net” (TeleReport), com duração superior a três minutos. Audiência corresponde à média ponderada das partes do programa. Não são considerados como programas: Sorteios e Tempo de Antena.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.