Ideias +M

Zara Streaming chega a Espanha. Transmissões ao vivo vão ser alargadas a outros países

+ M,

Zara Streaming chegou ao mercado espanhol esta semana, acompanhada por nomes de peso. Grupo Inditex pretende expandir a iniciativa para outros países da Europa.

A inovação tecnológica tem sido uma prioridade assumida pela Inditex, em particular pela Zara, marca com a qual o grupo pretende iniciar a emissão de sessões de streaming para se aproximar dos clientes.

Na segunda semana de setembro, o grupo anunciava em comunicado que a transmissão de sessões de streaming ia ser disponibilizada “nas próximas semanas” nos mercados dos EUA e Canadá, mas também em países como França, Itália, Alemanha, Reino Unido, Holanda, Irlanda ou Espanha.

Na verdade, esta ação tecnológica chegou ao mercado espanhol esta quarta-feira, acompanhada por nomes relevantes. A sessão inaugural contou com as modelos e atrizes Cindy Crawford e Kaia Gerber como anfitriãs, com a direção do cineasta David Lowery. A sessão, refere a marca, contemplava a apresentação de uma coleção especial de roupas selecionadas pela estilista Dudzeele Carlyne Cerf. As transmissões são feitas através da plataforma de streaming da Zara e das suas redes sociais.

Esta iniciativa foi implementada primeiro na China, em novembro de 2023, tendo as emissões registado uma audiência de cerca de 800 mil pessoas e uma reação “positiva” por parte do mercado asiático, o que parece ter levado o grupo a alargar esta aposta à Europa e à América do Norte.

Durante as transmissões, os internautas podem aceder a detalhes sobre as peças e comprar a coleção em tempo real.

Tendo em conta a forte aposta na Europa – e embora ainda não se saibam que outros países serão abrangidos – Portugal pode estar na calha para também acolher esta iniciativa, uma vez que o grupo diz que vai continuar a estender a experiência de streaming nas suas plataformas “para outros mercados nos próximos meses”.

Na apresentação de resultados, na segunda semana de setembro, o grupo dono também da Pull&Bear, Massimo Dutti ou Bershka dizia esperar uma “forte evolução” das vendas online.

Em conferência de imprensa, Óscar García Maceiras, CEO da empresa, confirmou esta tendência: “Observámos uma forte evolução das vendas online e continuamos a confiar numa progressão positiva. Por isso, estamos a desenvolver esforços para implementar novas iniciativas”, disse, citado pela FashionNetwork.

O streaming parece ser uma tendência entre as marcas de roupa. A Gucci, por exemplo, também lançou o Gucci Live, que atende um cliente de cada vez, diretamente do seu centro de serviço, em Florença. No entanto, este serviço está atualmente indisponível.

A Tommy Hilfiger foi outra marca que também já deu passos neste campo, tendo inclusive transmitido eventos na Europa e EUA, sob o conceito “See Now, Buy Now”, onde permitia que os espectadores adicionassem as peças de roupa a um cesto de compras virtual durante a emissão e as comprassem quando a mesma terminasse.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.