A Worten quer “transformar tudo em TUMO”. Comunicação arranca dia 14
A Worten vai transformar o seu programa de responsabilidade social num dos momentos de comunicação mais relevantes do ano. Miguel Mota Freitas, CEO da marca, explica porquê.
A Worten vai ”transformar tudo em TUMO”. Ou, dito por outras palavras, o programa de responsabilidade social da insígnia da Sonae, o Worten Transforma, vai passar a apoiar integralmente o centro de tecnologias criativas para jovens dos 12 aos 18 anos, que alargou em setembro a presença a Lisboa.
A iniciativa vai começar a ser comunicada na próxima segunda-feira, dia 14, e trata-se de uma das maiores campanhas da Worten para este ano, antecipa a marca ao +M. Assinada pela Fuel, e realizada por António Amaral / Major West — com quem a marca trabalha pela primeira vez -–, trata-se também da estreia de Ricardo Araújo Pereira e da Inês Aires Pereira em campanhas de responsabilidade social da marca, o que ajuda a mostrar a força da aposta.
Este é um tema no qual o CEO da empresa, Miguel Mota Freitas, tem estado pessoalmente envolvido. “Os temas da educação e da sustentabilidade ambiental dizem-me muito. Quando tomamos conhecimento do projeto Tumo, a ligação surgiu de forma muito imediata”, recorda ao +M, explicando que com esta parceria se casa a missão de “democratizar o acesso à tecnologia”, da Worten, com a missão da Tumo, que é democratizar o acesso ao ensino da tecnologia e criatividade de forma bastante inovadora.
Lançado em 2023 em Coimbra e este ano em Lisboa, Miguel Mota Freitas lembra que objetivo do projeto de Pedro Santa Clara é “chegar a todas as geografias”, caminho que será percorrido com a Worten. Os cursos, recorde-se, são gratuitos.
O protocolo foi assinado para quatro anos e implicou nesta primeira fase equipar a escola, um investimento superior a 100 mil euros. Na campanha, será investido um montante até superior, conta. “São investimentos importantes”, resume.
Mas, para além do investimento mais imediato e financeiro, o objetivo da Worten é envolver, num apoio permanente, colaboradores e pessoas ligadas à marca.
“Acreditamos que devolver à sociedade é um ato que deve envolver a empresa como um todo por isso queremos participar no Tumo de todas as formas em que lhe possamos acrescentar valor, seja partilhando conhecimento dos nossos colaboradores, criando projetos em conjunto, ou partilhando um pouco de conhecimento de pessoas que de alguma forma estão ligadas à Worten”, conta a marca.
O programa Worten transforma existe há 15 anos e, ao longo desta década e meia, possibilitou a reciclagem de mais de 66 mil toneladas de REEE (Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos), que se transformou no apoio a cerca de 3 mil instituições, com 25 mil novos eletrodomésticos doados e impactando cerca de 700 mil utentes.
Ou seja, os clientes entregam equipamentos elétricos avariados ou obsoletos, a Worten recicla os equipamentos com a ERP Portugal e com o valor angariado com a reciclagem, a Worten doa equipamentos. A marca pede então aos clientes que entreguem os equipamentos elétricos e eletrónicos em fim de vida para reciclagem, o que a partir deste ano será sinónimo de “transformar a educação de uma nova geração”.
O programa já foi comunicado em anos anteriores na época de Natal, mas a campanha deste ano, tem uma dimensão superior. “Avançamos agora, em outubro, para poder ter mais visibilidade e reforçar a mensagem”, explica Miguel Mota Freitas, admitindo que o programa “não tem tido a visibilidade e notoriedade, ao nível da população, que podia ter”. O objetivo é então reforçar a comunicação, fazendo com que a mensagem chegue a um maior número de pessoas, e potenciando o seu impacto.
“Temos muito orgulho neste programa. Facilita a reciclagem e, por outro lado, a geração de valor permite equipar instituições, faz essa transição de transformar o velho em novo”, resume o responsável.
A campanha, com Ricardo Araújo Pereira e Inês Aires Pereira vai estar em TV, rádio e digital.
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