Rádio Comercial e RFM separadas por três pontos
A Bauer Media Áudio Portugal obtém agora uma AAV de 30,1% e o Grupo Renascença Multimédia de 24,1%. TSF e Rádio Observador estão separadas por 1,2 pontos percentuais.
Três pontos percentuais (pp) separam a Rádio Comercial e a RFM na vaga de setembro do Bareme Rádio. De acordo com a quarta vaga do estudo, a estação do grupo Bauer Media Áudio Portugal obteve uma AAV (Audiência Acumulada de Véspera) de 19,6 % (+0,2 pp do que na terceira vaga), um reach semanal de 38,9% (o mesmo da terceira vaga) e um share de audiência de 26,2 % (25,7% na segunda vaga).
A RFM, por sua vez, apresenta uma AAV de 16,6% (+0,4 pp), um reach semanal de 36,7% (em linha com a vaga anterior) e um share de audiência de 19,1 % (17,1% na terceira vaga).
Na terceira posição permanece a M80, com uma AAV de 8,8% (+0,2 pp), um reach semanal de 20,3% (+0,4 pp) e um share de audiência de 10,7% (+0,6 pp).
A Rádio Renascença mantém-se na quarta posição com uma AAV de 6,6% (-0,2 pp), e na quinta, com 4,8%, surge agora a Antena 1, que ultrapassou a Cidade FM, estação que perdeu 0,8 pp, situando-se agora nos 4,4%.
A TSF mantém uma AAV de 3,2%, um reach semanal de 7,3% (-0,6 pp) na vaga anterior) e um share de audiência de 3,2% (2,4% na vaga anterior). Seguem-se a Mega Hits (3,1%) e a Rádio Observador e a Antena 3, ambas com uma AAV de 2% (embora em reach semanal e em share de audiência a estação mais jovem da RTP ganhe vantagem).
Smooth FM (0,9%), Rádio Nova Era (0,5%), Antena 2, Estação Orbital e a R. Sudoeste, as três com 0,4%, são as restantes estações que surgem com referência a audiência acumulada de véspera nesta quarta vaga do estudo de audiências de rádio.
Por grupos, a Bauer Media Áudio Portugal obtém agora uma AAV de 30,1% (30,5% na terceira vaga) e o Grupo Renascença Multimédia de 24,1% (24% na segunda vaga). O reach semanal do grupo liderado por Salvador Bourbon Ribeiro situou-se nos 52,8% (-0,8 pp) e o do grupo Renascença Multimédia nos 50,6% (+0,1 pp). O share de audiência do grupo Bauer é de 42,3% (43,2 na terceira vaga) e o do grupo Renascença Multimédia de 27,8% (26,3% na vaga anterior).
O grupo RTP regista uma AAV de 6,9% (em linha), um reach semanal de 15,3% (versus 14,9%) e um share de audiência de 7,3% (7,4%, na anterior).
Em comunicado, a Bauer Media Áudio Portugal destaca que a Rádio Comercial mantém liderança em todos os indicadores e reforça nos 25-34 anos. A M80 Rádio alcança maior audiência de sempre, com mais de 756 mil ouvintes diários e a Cidade FM é a estação mais ouvida entre os mais jovens.
O Grupo Renascença Multimédia, por seu lado, destaca ser o único grupo que sobe em AAV e share, que a RFM e Mega Hits são as rádios que mais sobem e que a Renascença cresce nas classes A/B e nos quadros médios e superiores.
As entrevistas que integram esta quarta vaga da ano do Bareme Rádio, o estudo regular de audiências elaborado pela Marktest, foram recolhidas entre 2 de maio e 23 de setembro. Para a análise foram consideradas válidas 6.032 entrevistas.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.