Media

Política é o tema preferido dos portugueses nos jornais. Assuntos de sociedade lideram nas revistas

+ M,

O tempo médio de leitura de imprensa situa-se perto dos 48 minutos, apresento algumas oscilações consoante a tipologia de jornal ou revista.

A política continua a ser o tema preferencial dos portugueses, no que toca à leitura de jornais de informação geral. Já no que diz respeito às revistas, a preferência recai sobre os temas de sociedade.

Aos temas de política, que recolhem 53% de referências por parte dos inquiridos no estudo Press Insights, do Bareme Imprensa da Marktest — contou com uma amostra anual de 5040 entrevistas –, seguem-se os de sociedade (51%) e o internacional (44,9%). O top cinco de temas destacados como mais interessantes pelos leitores de jornais fica completo com a opinião (43,7) e economia (42,7).

Já entre os leitores de revistas, a preferência vai de forma expressiva para os temas de sociedade (65%), recaindo depois sobre os espaços de opinião (57%) e os temas de ciência e tecnologia (47,5%), seguindo-se de muito perto os temas de política (47,2%). Um pouco mais distante surge o internacional (41,4%).

Já no que diz respeito ao tempo médio de leitura de imprensa, este situou-se perto dos 48 minutos, apresentando-se algumas oscilações consoante a tipologia de jornal ou revista.

O tempo dedicado à leitura de jornais generalistas, por exemplo, foi o mais alto, atingindo cerca de 52 minutos. Já na leitura de jornais desportivos verifica-se um tempo médio na ordem dos 36 minutos.

Entre as revistas, o tempo médio dedicado aos títulos mensais é de cerca de 50 minutos, contra 42 minutos dedicados às revistas semanais.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.