Continente, Dentsu Media e VML lideram publicidade em setembro
No acumulado do ano, o Modelo Continente é o maior anunciante. Dentsu Media e VML lideram nas agências.
O Continente voltou a ser em setembro o maior anunciante do país, posição que não ocupava desde abril. A marca liderada por Filipa Appleton investiu a preços de tabela — ou seja, sem os descontos negociados com os meios — 58,7 milhões de euros em publicidade. Destes, e sempre a preços de tabela, 57,1 milhões foram canalizados pera televisão, 926 mil para rádio, 383 mil para internet, 215 mil para imprensa e 65 mil euros para outdoor, mostra o relatório mensal elaborado pela MediaMonitor.
No último mês, na segunda posição surge a Vodafone Portugal, com 51 milhões de euros, e na terceira a Unilever-Fima, com 38,9 milhões. Ediclube, Lidl, Renault, L’Oréal Portugal, Nos, Pingo Doce e Procter & Gamble encerram o ranking dos 10 maiores anunciantes do país.
Nas agências de meios há troca de posições, com a Dentsu Media a subir ao primeiro lugar e a Arena a passar para o segundo, ao contrário do que aconteceu em agosto. Seguem-se a Wavemaker e OMD, que também trocaram de posições, a Initiative, a Zenith, a EssenceMediacom, a Havas Media, a Mindshare e, a fechar o top 10, a Starcom MediaVest Group.
No ranking das maiores agências criativas também há trocas de posições, com a VML a subir um posto, para a primeira posição, a Fuel a subir à segunda e a O Escritório a descer à terceira.
No acumulado dos primeiros nove meses do ano, os maiores anunciantes continuam a ser Modelo Continente, Unilever Fima e Ediclube. A Dentsu Media, OMD e Arena continuam a ocupar as primeiras posições do ranking das agências de meios, mas agora com a agência liderada por Samuel Godinho a subir da terceira para a primeira posição, a agência dirigida por Bernardo Rodo a descer à segunda e a maior agência do grupo Havas a passar para a terceira. Nas criativas, VML, Fuel e O Escritório mantém as primeiras posições.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.