Bauer Media reforça parceria com a Mediaprobe para medir envolvimento emocional dos ouvintes
Com esta aposta, a dona de rádios como a Comercial ou a M80 pretende tornar-se no único grupo de rádio no país a implementar este tipo de medição, que capta a reação emocional dos ouvintes.
A Bauer Media Audio Portugal reforçou a sua parceria com a Mediaprobe, visando tornar-se no único grupo de rádio em Portugal que aplica a abordagem inovadora de permitir “medir o envolvimento e resposta emocional dos ouvintes e espectadores dos conteúdos da Rádio Comercial e M80 Rádio“.
Para isso, a Mediaprobe, empresa portuguesa especializada em medição de impacto emocional, vai “utilizar tecnologia avançada de sensores biométricos para medir a resposta emocional dos ouvintes durante programas de rádio e eventos ao vivo”. Esta medição é feita através da entrega de um dispositivo a uma amostra de 150 espectadores nos eventos.
Esta “abordagem pioneira utiliza métricas de resposta galvânica da pele (GSR) para captar o envolvimento emocional do público, tanto em conteúdos editoriais como em anúncios publicitários“, explica-se em nota de imprensa, onde se acrescenta que a parceria vai abranger eventos como o “Xmas In The Light”, dia 14 de dezembro no Meo Arena, e as festas da M80.
A parceria com a Mediaprobe “deixa-nos muito entusiasmados, pois traz uma tecnologia única no setor do áudio em Portugal. Além de nos permitir compreender, de forma científica, o impacto emocional dos nossos conteúdos no público, reforça o nosso compromisso em disponibilizar aos nossos clientes as abordagens mais inovadoras e eficazes, permitindo-nos medir os resultados com maior precisão e, assim, otimizar continuamente a nossa oferta“, diz Salvador Ribeiro, CEO da Bauer Media Audio Portugal, citado em comunicado.
Por parte da Mediaprobe, o CEO Pedro Almeida sublinha que “a Bauer Media Audio Portugal é o único grupo de rádio a implementar este tipo de medição contínua e a captar a reação emocional dos ouvintes em transmissões ao vivo”.
“Este acordo representa um avanço significativo para o setor e para a Mediaprobe, reforçando o nosso compromisso com a inovação na medição de experiências e impacto emocionais“, afirma.
Segundo nota de imprensa, com esta tecnologia baseada na neurociência que “mede a resposta emocional, segundo a segundo, associando-a a elementos específicos dos conteúdos”, a Mediaprobe “oferece uma visão precisa e objetiva do envolvimento e da atenção emocional dos ouvintes“.
A Bauer Media Portugal, dona da Rádio Comercial e da M80, já utilizou esta metodologia no “45 in the Night” em fevereiro, no Meo Arena, e no “Porto in The Night” em maio, no Super Bock Arena, “onde o impacto emocional registado foi equivalente a 12,36 viagens de montanha-russa – um resultado superior a muitos eventos desportivos de grande escala, incluindo jogos da seleção nacional nos Mundiais de 2022 e 2023”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.