Eleições nos EUA

Kamala Harris gastou mais 50% em publicidade do que Trump

Rafael Ascensão,

As duas candidaturas investiram 2,29 mil milhões de dólares nos últimos 105 dias de corrida presidencial. Desses, 1,37 mil milhões foram dos democratas e 913,9 milhões dos republicanos.

Os democratas gastaram 49,9% mais em publicidade para as eleições presidenciais dos EUA do que a candidatura republicana, no período compreendido entre 22 de julho — um dia após a desistência de Joe Biden e em que Kamala Harris passou a candidata — e 4 de novembro, véspera das eleições.

Durante estes 105 dias, as duas candidaturas investiram um total de 2,29 mil milhões de dólares (2,13 mil milhões de euros). O investimento em publicidade por parte da candidatura democrata totalizou 1,37 mil milhões de dólares, num valor bastante (457 milhões de dólares) superior em comparação com os 913,9 milhões de dólares investidos pelos republicanos, que conseguiram eleger Donald Trump para a Casa Branca. A análise é da AdImpact, que analisou mais de 384 anúncios políticos e 1,5 milhões de transmissões.

Já olhando apenas para os últimos 60 dias, os gastos dos democratas situam-se em 592 milhões, enquanto os republicanos investiram 457 milhões.

Em termos de investimento em digital, a diferença entre os democratas e os republicanos é ainda mais evidente nas quatro plataformas analisadas (à exceção do X). Enquanto os democratas investiram 132,4 milhões no Facebook, os republicanos investiram apenas 24,7 milhões, por exemplo, sendo que no Google a diferença proporcional é pouco menor, de 180,7 milhões (democratas) para 72,1 milhões (republicanos).

Em proporções muito menores, os democratas também gastaram mais fundos no Snapchat, com oito milhões, enquanto os republicanos investiram 310 mil euros.

Em sentido contrário, o Partido Republicano foi aquele que mais investiu no X – ou não tivesse sido Elon Musk, dono da rede social, um dos maiores apoiantes de Trump -, com 1,1 milhões de dólares em contraste com os 150 mil da candidatura de Kamala Harris.

No cômputo geral, o investimento em digital representou 18% do gasto total feito na corrida à presidência da Casa Branca, num total de cerca de 420 milhões.

Entre 22 de julho e 4 de novembro, as duas candidaturas investiram 1,8 mil milhões de dólares em transmissões televisivas nos sete estados considerados decisivos destas eleições: Pensilvânia (494,3 milhões), Michigan (340,3 milhões), Geórgia (271,5 milhões), Wisconsin (219,7 milhões), Carolina do Norte (196,4 milhões), Arizona (184,4 milhões) e Nevada (104,6 milhões).

De acordo com a análise, 79% de todo o investimento publicitário feito no âmbito das eleições presidenciais desde 22 de julho concentraram-se nestes sete estados, sendo que só a Pensilvânia recolheu 22%.

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