Ikea adapta música das Doce em nova campanha para alertar sobre a importância do sono
A Ikea dá seguimento à sua estratégia de chamar à atenção para a importância de uma boa noite de descanso com uma nova campanha. Mónica Sousa, country marketing manager da Ikea, explica a ideia.
A Ikea está a lançar uma nova campanha onde alerta para importância do sono. Para isso optou por adaptar a canção “Amanhã de Manhã”, das Doce, para “Até Amanhã de Manhã”, uma “música de embalar para adultos”.
A campanha parte do conceito da “Acordem! É preciso dormir”, lançado em agosto deste ano, que pretende alertar os portugueses para a importância do sono, explica Mónica Nogueira de Sousa, country marketing manager da Ikea.
“A ideia partiu de um clássico da música portuguesa que, durante anos, nos incentivou a ficar acordados. A partir de ‘Amanhã de Manhã’ das Doce, reescrevemos uma letra bem-humorada, invertendo a ideia da original, com as regras necessárias para uma boa noite de sono. Já o videoclip de lançamento é construído com uma narrativa de contradição entre os visuais e a letra da música“, refere ao +M.
Com esta campanha a marca pretende “chamar a atenção para o facto de que 52% dos portugueses dormem mal”, segundo dados da Sociedade Portuguesa de Pneumologia e que “o sono deve ser uma prioridade para todos”.
“Numa sociedade cada vez mais conectada, queremos celebrar a ideia do JOMO (joy of missing out), para contrariar a ideia de que temos de acompanhar tudo e ter toda a informação, alimentada pelos nossos telemóveis. Acima de tudo, queremos convidar as pessoas a não adiar a ida para a cama e a criar condições para dormirem melhor“, diz Mónica Nogueira de Sousa, adiantando que a Ikea vai dar “especial atenção” a esta área de produtos nas suas atividades ao longo de 2025.
Além disso, a marca de mobiliário pretende ainda “reforçar” que existem seis elementos essenciais para uma boa noite de sono, que são o conforto, a temperatura, a luz, a qualidade do ar, o som e a arrumação.
Assinada pela Uzina, a campanha marca presença em televisão (SIC e TVI), em rádio (RFM, Renascença, Rádio Comercial e M80) e plataformas digitais. O planeamento de meios foi da responsabilidade da Essence Mediacom e a ativação de influenciadores da Nei. A produção musical ficou a cargo de Joaquim Albergaria e Ivo Costa – Estúdio Barulho.
A campanha agora lançada insere-se assim numa estratégia mais abrangente, onde o foco é “criar um movimento para que os portugueses durmam melhor“. Nesse sentido, ao longo do ano têm sido desenvolvidas várias iniciativas para continuar a chamar a atenção para este tema e conseguir alcançar públicos diferentes.
Para isso, no início de agosto, a marca lançou “uma grande campanha de awareness“, tanto na rua como no digital, tendo, no mesmo mês, realizado uma festa do pijama, na qual convidou clientes e influenciadores a passar a noite nas suas lojas e, ao mesmo tempo, a “experienciar as vantagens e condições necessárias para uma boa noite de sono”, recorda a country marketing manager da Ikea. “Esta ação teve resultados muito positivos em termos de notoriedade e alcance” diz Mónica Nogueira de Sousa.
“Agora, queremos relembrar o tema num registo muito Ikea – divertido e memorável –, mostrando como podemos levar o sono mais a sério, sem nos levarmos demasiado a sério. A geração que sabia que tinha de ir para a cama ao som do Vitinho ou dos patinhos, ao ouvir a música da Ikea às 23h00, fará a ‘ligação’ e perceberá o reminder – não queremos impor regras a ninguém“, afirma.
Embora sem divulgar valores, Mónica Sousa revela que a campanha sobre o sono – que é ativada em vários meios e formatos para “promover a consistência da mensagem e ser mais eficiente” – será “uma das de maior investimento deste ano“.
Num futuro próximo, os portugueses “podem esperar campanhas e iniciativas que reflitam os nossos valores e a nossa forma de estar na vida: rirmos de nós próprios e falarmos dos nossos produtos e serviços de forma descontraída e próxima das pessoas“, refere ainda a responsável, adiantando que “o próximo ano trará muitas surpresas”.
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