Corporate

SIC antecipa reembolso de empréstimo de 16 milhões em quatro meses

Alberto Teixeira,

Empresa liderada por Francisco Pedro Balsemão quer antecipar reembolso para estar alinhado com o seu ciclo de tesouraria. Paga prémio de 40 cêntimos, que corresponde a juros que correriam até final.

A SIC quer antecipar em quatro meses o reembolso de um empréstimo obrigacionista no valor de 16 milhões de euros emitido em 2021 e que vence em junho do próximo ano, para estar alinhado com o seu ciclo de tesouraria e com vista à “otimização das suas disponibilidades financeiras”.

Para tal, convocou uma assembleia geral de obrigacionistas para o próximo dia 9 de dezembro com o objetivo de alterar a data de reembolso de 11 de junho para 11 de fevereiro, de acordo com a proposta que consta da ordem de trabalhos da assembleia geral e que foi transmitida através da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM)

“O referido reembolso antecipado [revela-se] particularmente adequado na nova fase de desenvolvimento de atividade que a SIC está presentemente a viver, nomeadamente de implementação do seu plano estratégico, conferindo maior flexibilidade ao nível do seu modelo de financiamento e crescimento”, nota o documento.

Para convencer os investidores, a SIC pretende pagar um prémio de participação de 0,245 euros aos obrigacionistas que “validamente participem” na assembleia geral, e ainda um prémio de reembolso de 0,15 euros na nova data de vencimento.

Este montante de 0,395 euros corresponde aos juros que correriam caso as obrigações vencessem apenas em junho.

Assim sendo, caso a proposta seja aprovada, a SIC fará o reembolso das obrigações ao seu valor nominal, acrescido dos juros referente ao período entre 11 de dezembro (penúltimo pagamento dos juros semestrais) e 11 de fevereiro e ainda dos prémios de 0,395 euros.

A SIC é liderada por Francisco Pedro Balsemão e integra o grupo de media Impresa, que fechou o primeiro semestre com prejuízos de quatro milhões de euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.