Prémios Eficácia passam a Effie Awards Portugal em 2025
A colaboração entre a APAN e APAP leva os Prémios Eficácia - agora Prémios Effie Portugal - ao cenário internacional, com Portugal a juntar-se à rede global Effie Worldwide, que abrange 125 países.
Os Prémios à Eficácia, organizados pela Associação Portuguesa de Anunciantes (APAN) vão passar a ser Effie Awards Portugal a partir do próximo ano. A iniciativa resulta de uma colaboração com a APAP (Associação Portuguesa das Agências de Publicidade, Comunicação e Marketing) e leva os até agora Prémios Eficácia – agora Prémios Effie Portugal – ao cenário internacional, com Portugal a juntar-se à rede global Effie Worldwide, que abrange 125 países.
A primeira edição dos Effie Awards Portugal decorre em 2025, “abrindo um novo capítulo para os profissionais de marketing e comunicação nacionais“. “Os finalistas e vencedores verão os seus casos integrados no Effie Global Index, reforçando a visibilidade internacional do talento português e contribuindo para um diálogo global sobre a eficácia do marketing“, refere-se em nota de imprensa.
“Depois de 20 anos de Prémios Eficácia, reconhecidos unanimemente como os mais prestigiados galardões da indústria de marketing e comunicação em Portugal, a evolução e integração no Effie Index é a consagração final e a entrada num patamar de reconhecimento internacional que, seguramente, aportará ainda mais valor a todos os profissionais do sector que, anualmente, submetem os seus casos a concurso“, diz Filipa Appleton, presidente da APAN, citada em comunicado.
“Vivemos um período de enorme pujança do setor que merece ver o seu trabalho reconhecido internacionalmente. A parceria entre a APAN e a APAP é a garantia de que esta integração vai beneficiar todos os profissionais e contribuir para elevar, ainda mais, a sua visibilidade internacional“, acrescenta.
Já António Roquette, presidente da APAP, considera que a medição da eficácia, através dos Prémios Eficácia ao longo de duas décadas, “revelou-se não só um enorme sucesso, mas também um guia orientador na procura do reconhecimento do trabalho conjunto entre os marketeers, as marcas e as suas agências”.
“Dar visibilidade internacional à eficácia da criatividade portuguesa era uma prioridade para a APAP porque nos permite dar a conhecer o trabalho das marcas e das agências além-fronteiras. Foi neste sentido que decidimos lançar o repto à APAN de transformar os reputados Prémios Eficácia em Effie Awards Portugal, que passam a ser desenvolvidos em conjunto. Estamos muito orgulhosos de trabalhar com a APAN para atingirmos juntos este objetivo”, afirmou.
Por parte da Effie Worldwide, o CEO global, Traci Alford, refere que a organização está “entusiasmada” por “trazer os Prémios Effie para Portugal e dar as boas-vindas ao programa na rede global Effie”. “Com a parceria dinâmica entre a APAP e a APAN, e com base no sucesso de longa data dos Eficácia, estamos ansiosos por criar um programa vibrante e impactante e através desta colaboração“, acrescenta.
Recorde-se que os vencedores dos Prémios Eficácia foram conhecidos esta quinta-feira, numa cerimónia que decorreu no Casino do Estoril e que contou com 190 trabalhos finalistas. Com um total de 195 trabalhos a concurso, esta foi a edição dos Prémios à Eficácia com o maior número de inscrições. Em relação a 2023, o crescimento foi de 36,4%, revelou a APAN em julho.
Os 195 projetos inscritos estavam distribuídos pelas 18 categorias: Alimentação e Bebidas (6,7%); Saúde, Higiene, Beleza e Cuidado do Lar (2,6%); Produtos de Consumo Duradouro (2,6%); Telecomunicações e Media (5,1%); Serviços Financeiros e Media (4,1%); Distribuição e Restauração (6,7%); Restantes Serviços e Administração Pública (8,2%); Novos Produtos e Serviços (2%); Ativação e Patrocínios (7,2%); Comunicação Institucional (9,2%); Comunicação Tática (10,8%); Utilização Criativa de Meios (5,6%); Envolvimento de Comunidades (8,7%); Low Budget (4,1%); A Força do Bem (4,6%); Commerce & Shopper (4,6%); Brand Content & Entertainment (6,1%) e Data Driven (1%). Os finalistas podem ser conhecidos aqui.
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