+M

Continente volta a liderar investimento publicitário em outubro. Arena e VML lideram nas agências

Rafael Ascensão,

No acumulado do ano, o Continente mantém-se como o maior anunciante. Arena e VML lideram entre as agências de meios e criativas, respetivamente.

Em outubro, o Continente voltou a ser o maior anunciante do país, posição de liderança a que regressou no mês anterior. A insígnia do grupo Sonae investiu a preços de tabela — ou seja, sem os descontos negociados com os meios — 49,7 milhões de euros em publicidade. Deste bolo, a esmagadora maioria – 47,6 milhões – foi para televisão, com o restante a ser distribuído entre rádio (753 mil), internet (1,1 milhões), imprensa (107 mil) e outdoor (109 mil). Os dados são do relatório mensal elaborado pela MediaMonitor.

O Continente é seguido de perto pela Altice, que investiu 48,1 milhões de euros em publicidade no mês de outubro. Um pouco distanciado, surge na terceira posição o Ediclube, com 36,2 milhões. O ranking dos 10 maiores anunciantes do país fica completo com a Nos, Lidl, Nestlé, Unilever, Viva Melhor, L’oreal e Worten.

Entre as agências de meios, a Arena recuperou o primeiro lugar, posição que tinha perdido em setembro para a Dentsu Media, que volta assim para a segunda posição, seguida pela OMD. Seguem-se no top 10 a Wavemaker, a Initiative, a Mindshare, a Zenith, a Havas Media, a EssenceMediacom e a PHD.

Já a VML lidera novamente — à semelhança de setembro — o ranking das maiores agências criativas, seguida pela Havas, na segunda posição, e a Fuel, em terceiro lugar.

Analisando o acumulado dos primeiros dez meses do ano, o Continente mantém a posição de maior anunciante em Portugal. Segue-se a Unilever Fima e Ediclube. Nas agências de meios lideram a Arena, Dentsu Media e OMD, registando-se uma troca de posições em relação ao acumulado até setembro: a Arena subiu do terceiro para o primeiro lugar, a Dentsu Media caiu da primeira para a segunda posição, e a OMD caiu do segundo lugar para o terceiro.

Nas criativas, VML e Fuel mantêm as duas primeiras posições no acumulado entre janeiro e outubro, entrando para o pódio a Havas, que destronou O Escritório, que caiu para o quarto lugar.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.